O Juventude fez aquilo que dele se esperava. Diante de uma equipe frágil, venceu por 2 a 1 e se classificou para a próxima fase da Copa do Brasil. Poderia até ter construído o resultado de forma mais tranquila, mas trata-se de uma vitória fundamental, não apenas pelo aspecto financeiro, com o incremento de mais de R$ 1 milhão nos cofres. Vale muito pela sequência na competição, mas também pensando na reta final do Gauchão.
Um tropeço em Rondônia seria um duro golpe na busca pela reabilitação no Estadual. Agora, com um dose extra de confiança e ciente de que o time soube se adaptar as dificuldades apresentadas em Porto Velho, o Ju terá duas decisões. E nelas, com adversários mais capacitados, a missão será, pelo menos, repetir o empenho e a organização apresentadas na estreia da Copa do Brasil.
Pode até ser que o confronto da segunda fase da competição nacional ocorra na próxima semana, entre as partidas do Estadual. Sendo assim, o duelo diante do Guarany, no Alfredo Jaconi, ganha contornos ainda mais decisivos.