Sem sofrimento e, mais uma vez, sendo preciso em sua estratégia, o Caxias está nas quartas de final da Série D do Brasileiro. No jogo de volta contra o União, o time grená soube se adaptar às condições climáticas e do gramado, segurou o ímpeto inicial do time mato-grossense e foi efetivo nas chances criadas na segunda etapa.
Se a caminhada foi mais difícil do que se imaginava até aqui, a passagem pelas oitavas teve uma tranquilidade pouco provável, por méritos do Caxias. O sistema defensivo mostrou-se firme e com pouquíssimas brechas oferecidas ao rival. Lá na frente, mesmo quando os atacantes não marcam, o time encontrou soluções até surpreendentes, com Maicon e Marlon sendo decisivos. Destaque também para Matheuzinho, que ganhou de vez a titularidade.
A equipe de Rafael Jaques cresceu no momento decisivo e vai chegar com uma perspectiva muito mais positiva para os jogos do acesso. Diante do ABC, um duelo de equipes tradicionais e que promete ser muito equilibrado. Nesta hora, pouco vale a campanha realizada até aqui. São duas partidas e uma só vaga na Série C de 2022.