Aos 45 anos, ele não chega a ser uma novidade. Rafael Jaques construiu uma trajetória no futebol gaúcho (e nacional) que o credencia a chegar ao comando do Caxias como um treinador capacitado para alcançar o grande objetivo do clube em 2021. Isso se dá especialmente pelas boas campanhas pelo São José, onde conquistou o acesso à Série C, teve bons desempenhos no Estadual e, por muito pouco, não chegou até a Série B do Brasileiro.
Entendo também que o momento do anúncio é equivocado. Por mais que o acerto já fosse anunciado em diferentes veículos de imprensa do Estado, a equipe grená está muito viva na disputa da semifinal do Gauchão. E sob o comando de Lacerda. Obviamente, também houve um ruído na comunicação grená quando da confirmação da saída do atual treinador.
Deixando essas questões de lado, mas ciente da importância de um melhor ambiente externo para a Série D, o Caxias contrata um treinador pronto para o desafio. Jaques vivenciará uma pressão enorme, especialmente pelos anos em sequência do time batendo na trave. Mesmo assim, o próximo comandante grená já deu demonstrações de que tem condições de repetir o feito consumado com o Zequinha.