Uma proposta concebida pela artista visual e bailarina caxiense Cristina Lisot propõe a união entre artes visuais e têxteis, dança, performance, vídeo e oficinas gratuitas.
Trata-se do Projeto Ô, no qual um objeto cilíndrico e feito de dois aros de 1,20m de diâmetro sustentados a 2,40m de distância entre si, com face tricotada manualmente em rejeitos da indústria têxtil, serve como ponto de partida para uma experimentação artística coletiva. Desta participam, além de Cristina, os artistas e pesquisadores Akácio Camargo, Daniel Herrera, Carlinhos Santos e Sigrid Nora. Como convidadas ainda participam Gislaine Sacchet e Veronica Gomezjurado.
Antes do compartilhamento com o público, que acontecerá no início de 2025, a iniciativa contempla a realização de oficinas e bate-papos abertos ao público e também veiculação de informações por mídias digitais. Depois de Caxias do Sul, o trabalho também deverá ser compartilhado em Porto Alegre, no início do próximo ano. A circulação também prevê uma apresentação em Lisboa, no final de marco de 2025.
O projeto inicia suas atividades com a realização de duas oficinas gratuitas, que serão realizadas nesta terça-feira, na Sala de Ginástica da FSG: das 13h30min às 16h, Oficina de Figurino par a Palco e para Rua, com Cristina Lisot; das 16h às 18h30min, Oficina Pesquisa de Imagens com o Corpo, com Cristina e Akácio Camargo. Já das 19h às 20h tem a Roda de Conversa Pensamentos em Dramaturgia, que reúne Carlinhos Santos, Cristina Lisot, Sigrid Nora, além das convidadas Gislaine Sacchet e Veronica Gomezjurado.
Todas as atividades têm reserva de 50% de vagas que contemplam acessibilidade e as inscrições podem ser feitas através das redes sociais do projeto ou por formulário disponível no Centro de Cultura Ordovás.
A proposta foi contemplada no Edital Sedac – RS de 2023 para Criação Artística, que conta com recursos da Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura.