Vai rolar neste sábado (14) a última sessão do projeto de circulação À Memória de Odila. A atriz Tina Andrighetti entra em cena para conduzir o monólogo Odila.
A apresentação ocorre às 19h30min, no Centro Cultural Euzébio Beltrão de Queiróz (Rua Bento Gonçalves, 3.333), em Caxias do Sul.
A peça conta a vida da caxiense Odila Gubert, sobrevivente da explosão em um pavilhão da Metalúrgica Gazola, em 1943, que causou a morte de seis mulheres.
A itinerância de Odila contou com 10 apresentações realizadas entre 2023 e 2024, passando pelos distritos caxienses de Criúva, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca, bem como pelos bairros Desvio Rizzo, Panazzolo, Petrópolis e Santa Fé.
— Em todos locais que realizamos a peça, encontramos na plateia alguém que teve uma experiência com o fato, fosse por meio de relatos distantes ou de algum parente que o vivenciou. As reações sempre foram emocionadas, de admiração e até de surpresa por, pela primeira vez, terem a dimensão da tragédia e suas consequências, particularmente aquelas na vida de Odila — enfatiza Tina.