Quem mora na Serra gaúcha tem o privilégio de, em poucos minutos distante da área central, adentrar em um reduto de mata, por estradas esguias, nem sempre asfaltadas. Há quem defenda que o pôr-do-sol entre as montanhas revela um sol alaranjado incomum.
Pensando nesses cenários bucólicos é que quatro artistas plásticos resolveram percorrer o interior de Gramado para imortalizar essa paisagem emoldurada em telas.
No estilo pintura ao ar livre, o Coletivo Plein Air Gramado já fez saídas de campo em fevereiro e seguem em março. As obras criadas durante este período irão compor uma exposição no dia 2 de maio, no Centro de Cultura Arno Michaelsen, junto da Secretaria de Cultura de Gramado.
— Em maio (entre os dias 2 e 5) teremos momentos de saídas para pintura ao ar livre onde outros artistas poderão vivenciar, também teremos mostra de pinturas, shows musicais, oficinas com historiadores e arteterapeutas e saraus culturais — revela Alessandro Müller, integrante do coletivo de pintores e curador artístico do projeto.
Quem quiser acompanhar em tempo real o processo de criação das obras, ele está sendo registrado, documentado e compartilhado no perfil do projeto no Instagram, @gramado.natural.
Financiamento
- Projeto cultural contemplado no edital 06/2023 para produção de evento voltado a diversas linguagens.
- Agente cultural: LM Produções Artísticas.
- Financiamento: Fundo Municipal de Cultura de Gramado.
- Hotel Oficial: Laghetto Hoteis.
- Apoio: Olivas de Gramado, Jolimont, Zermatt Hotel, Plein Air Brasil.
- Realização: Prefeitura de Gramado, via Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e do Governo Federal.