Sabe o personagem Alex Ahã, aquele rastafári peculiar e desligado, encarnado pelo ator Rafael Ritta? Pois então. O cara é de Caxias, mas reside em Porto Alegre desde os sete anos de idade. Em 2013 iniciou sua carreira artística no teatro. Logo em seguida, em 2015, nasceu essa figura cativante nos palcos.
— É muito incrível a força do Alex. Ele tem que tem uma vida independente da minha. Até eu acho que ele é mais famoso que eu (risos) — brinca Ritta.
Um diferencial na sua carreira — e na vida — é o fato de que o artista não deixa o personagem apenas no mundo da ficção. Ritta traz o Alex Ahã para a realidade, levando ele para um lugar onde a mensagem do personagem faz toda a diferença: a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase).
No trabalho social, o humorista dá apoio e esperança aos menores de idade em cumprimento de medida judicial.
— O Alex é, para muitos, o único contato com o mundo exterior. Saber que meu humor faz diferença e pode mudar a vida, literalmente, de meninos isolados da sociedade é gratificante demais — avalia.
Pra conhecer mais o trabalho do cara, siga ele pelas redes: Instagram @orafaelritta, Canal YouTube: orafaelritta, Facebook: Rafael Ritta - Alex Ahã e TikTok: @oalexaha.
Saiba mais
Em 2015, Rafael Ritta venceu o concurso Misturados promovido pelo programa Mistura com Rodaika, da RBS TV. Entre 2018 e 2020, ao lado de Lucas Krug, integrante do espetáculo Primeiro as Damas, rodou o Rio Grande do Sul com o espetáculo Xeque-Mate. Também em 2018 participou da Copa Curitiba Comedy Club de Stand Up, onde conquistou o 3º lugar dentre 50 candidatos de todo o Brasil.