Na última segunda-feira (11), a coluna noticiou, com foto inclusive, a seleção do grupo Ialodê para a 9ª edição da Mostra Tum Tum. No entanto, conforme explica a organização do evento, por causa de conflito na agenda, que impossibilita a vinda do quarteto Ialodê, então o grupo Instrumental Picumã passa a fazer parte do line-up da Mostra.
Nas redes sociais, o Ialodê reclamou da substituição: "Gostaríamos de registrar enquanto produção do projeto que em nenhum momento houve uma tentativa de conciliação de agendas por parte da produção da Mostra".
Por sua vez, a organização da mostra, que tem a prerrogativa de definir as datas, assegura que tentou superar esse entrave. E, reiterou, também, na rede social: "Por questões de saúde, uma das integrantes não pode estar no palco na data sugerida pela produção da Mostra".
O diretor artístico do evento, Beto Scopel, reforça que a escolha do Ialodê se baseava, inclusive na ampliação da diversidade e, que o plano inicial, era justamente contar com o quarteto para a abertura, em agosto.
— A Ialondê tem um trabalho maravilhoso, queríamos muito ter elas abrindo a mostra, mas não houve compatibilidade de agenda — justifica Scopel.
Na próxima semana a organização deve informar o calendário completo das apresentações, incluindo mais uma atração a ser selecionada por meio de curadoria direta.
Conheça a nova atração
Instrumental Picumã
O Instrumental Picumã tem a proposta de retratar a música regional gaúcha com influências e fusões de outras culturas vizinhas ao Rio Grande do Sul. Com acordeon, violão, flauta, contrabaixo e percussão, busca valorizar a música regional agregando a sonoridade do choro, da bossa nova e dos ritmos latinos, como candombe, salsa e chacarera, além do afro-brasileiro.
Apoios e incentivos
A 9ª temporada da Mostra Tum Tum é uma realização da Tum Tum Produtora e do SESC Fecomércio e tem recursos financiados via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) estadual, por meio do Pró-Cultura RS, e via Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com patrocínio de Sulgás e Kidelizz, e apoio cultural de Metadados, Unimed Nordeste-RS, Randon e Sulbrasil Group. Essa edição ainda tem apoio do Grupo RBS.