Os grupos internacionais são desatque na programação do Festival Internacional de Folclore, deste final de semana, em Nova Petrópolis.
Pela primeira vez no evento, a Agrupación Folklórica Aires de Siecha traz a cultura colombiana para o Palco da Diversidade. O Ballet Ucraniano Roksolana, que participa do evento desde 2010, retorna ao festival para representar a Argentina. Da mesma forma, o público poderá assistir as apresentações do Takina I Te Ahi, do Chile, grupo que representa a cultura Rapanui e por diversas vezes já participou do evento em Nova Petrópolis.
Além das apresentações artísticas no Palco da Diversidade, o evento contará com caminhada, sarau, baile infantil e atrações no Parque Aldeia do Imigrante. No sábado (23) e domingo (24), mais 15 grupos se apresentam na Rua Coberta, permitindo acesso gratuito às mais diferentes expressões folclóricas.
Além das apresentações no palco da Rua Coberta, o festival terá apresentações no Parque Aldeia do Imigrante. No sábado (23) e domingo (24), as apresentações no atrativo turístico iniciam às 14h. Os grupos de Canoas, Áurea e Campina das Missões se apresentam no sábado (23). No domingo (24), os grupos de Gravataí e Colômbia também se apresentam no parque.
Ainda no domingo (24), com enfoque na celebração da vida, da paz e da diversidade, ocorre um momento ecumênico na Rua Coberta. As apresentações no Palco da Diversidade iniciam às 11h e seguem até as 21h, com entrada gratuita.
Caminhada do Folclore
O festival promove ações além dos palcos. O sábado (23) inicia com a Caminhada do Folclore, com saída às 8h, da Rua Coberta. A atividade é organizada pela Associação Tchon Ji e tem custo de R$ 40. Inscrições podem ser feitas pelo link. Às 10h, o folclore ucraniano será tema do 6° Sarau da Diversidade, na Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva. A participação na atividade é gratuita.
Baile Infantil
Ainda no sábado (23), a partir das 13h45min, as crianças se reúnem no Palco da Diversidade para o Baile Infantil. Diversos grupos de Nova Petrópolis e de cidades convidadas participam do momento de integração entre os pequenos artistas. À noite, o Grupo de Danças Folclóricas Internacional recebe o público na Sociedade Tiro ao Alvo para o Baile de 50+2, a partir das 19h.
Mais informações sobre o festival no site e no perfil @festivaldefolclorenp.