A criação de um roteiro turístico para ligar Porto Alegre, litoral e Serra começou a ser desenhada nesta sexta-feira (8). Em Gramado para o Festuris, o fundador da CVC, Guilherme Paulus, se reuniu com o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, e o prefeito eleito de Cidreira, Gilberto da Costa Silva, o Beto. O prefeito de Torres, Carlos Souza, participou por chamada de vídeo.
A proposta é oferecer um pacote de uma semana. O turista chega em Porto Alegre no domingo e na segunda segue para o litoral onde permanece até quarta ou quinta. Depois, sobe a Serra para aproveitar a Região das Hortênsias e a Região Uva e Vinho.
– O turismo de sol e mar é muito forte, mas nós nunca tínhamos trabalhado o litoral gaúcho. Acho que tem uma curiosidade, uma percepção, porque nunca ninguém vendeu o litoral gaúcho. A gente começa a criar o hábito de as pessoas curtirem o litoral, depois sobem para a Serra e fica um programa de uma semana. Para quem quiser estender mais pode ficar até 12 dias, 15 dias, ficando mais tempo no litoral, mais tempo na Serra – explica Paulus, também proprietário do Castelo Saint Andrews, em Gramado.
Durante o encontro, ficou acertado que cada prefeitura irá conversar com o trade turístico para a inclusão de empreendimentos na rota. Torres já tem atrativos consolidados e é considerada uma das mais belas praias gaúchas. Cidreira trabalha na divulgação dos lençóis cidreirenses, paisagem natural ainda não tão difundida entre os moradores do Estado e do resto do país.
A previsão de Paulus é lançar o novo roteiro para o verão 2025:
– Queremos começar a divulgar já em dezembro para colher frutos de janeiro, fevereiro e março. As pessoas tiram férias o ano todo. Em um país de 200 milhões de habitantes, se você pegar 50 milhões de férias do Brasil inteiro, então, você tem um potencial muito grande. Minas Gerais não tem praia, a gente está querendo vender lá. Para o carioca pode ser uma coisa curiosa conhecer e agregar o litoral com a Serra, com o enoturismo.
* A colunista está em Gramado a convite do Festuris.