A SIM Distribuidora, empresa do Grupo Argenta, fez sua maior e mais importante negociação de sua história: adquiriu a distribuidora francesa TotalEnergies no Brasil.
A rede tem cerca de 240 postos de combustíveis, duas filiais de TRR (transportador, revendedor e retalhista) e 17 bases de armazenamento de combustíveis e etanol e está no país há quase 50 anos.
Quem garante é Neco Argenta, presidente do grupo, embora não revele o valor da transação. Neco conta que ficou sabendo do desejo da Total em deixar a distribuição no Brasil e, então, manifestou interesse na compra. Foram quatro meses de negociações.
Com a novidade, a SIM ingressa na região Centro-Oeste e reforça a posição no Sudeste. O movimento possibilitará à empresa adicionar aproximadamente 1 bilhão de litros por ano, passando a operar em 40 terminais, com clientes em nove estados do país e no Distrito Federal. De acordo com Neco, o planejamento é entrar no Norte e Nordeste no ano que vem.
O negócio ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Segundo Neco, a intenção é assumir o comando da Total entre o final do ano e início de 2025. Com o novo negócio, a SIM deve, conforme Neco, se tornar no próximo ano a quarta maior distribuidora do Brasil.