Com 30 anos recém-feitos, em janeiro, a Ancezki tem planos de crescer de 5% a 10% anualmente nos próximos cinco anos. A fabricante de móveis de Bento Gonçalves também está mirando novos mercados. Para 2024, prospecta negócios com os Emirados Árabes. A Europa é o próximo destino.
A empresa já atende as Américas do Sul, Central e do Norte e Líbano, somando 17 países. Conforme o sócio proprietário, Ronaldo Ancezki, a exportação representou, em 2023, de 16% a 20% do faturamento. No mercado interno, a Ancezki vende para todos os Estados, mas as regiões Sul e Sudeste estão entre os maiores clientes. No ano passado, a empresa cresceu 5% na comparação com 2022.
— De 2019 para cá, crescemos 20%. Agora, estamos no revés da pós-pandemia, o mercado está mais retroativo, mais competitivo, mais dinâmico, então, a gente precisa se reinventar e criar novos produtos para poder se manter — diz Ronaldo.
Para isso, a Ancezki planeja novidades na linha de poltronas para este ano, produto que é o carro-chefe da marca. A empresa produz ainda cadeiras, mesas de centros, mesas laterais, luminárias e aparadores.
— Já temos alguns parceiros e pretendemos colocar outras novas tendências de produtos, de matéria-prima, sempre nos aprimorando em cima do produto que é de alto padrão, com mão de obra extremamente artesanal — acrescenta.
Do porão de casa para fábrica de 3 mil metros quadrados
Nascida em 1994, no porão de casa, pelas mãos do pai de Ronaldo, a Ancezki hoje tem uma equipe de 20 funcionários em um espaço de 3 mil metros quadrados e fabrica em torno de 2 mil a 3 mil itens por mês. A empresa começou terceirizando e, aos poucos, migrou para a produção própria. Desde 2017, tem design autoral:
— As relações econômicas e pandêmicas que se passaram por esse período nos desafiaram. Muitas vezes, a gente pensa até em rever e ver se vale a pena continuar. Mas está no nosso DNA acordar todas as manhãs e fazer aquilo que se gosta, fazer um produto bem feito, ter uma equipe motivada.