Os produtores de vinho Arnaldo e Naiana Argenta, pai e filha de Caxias do Sul, já estão na Itália para a Slow Wine Fair 2024, evento que começa neste domingo (25), em Bolonha. Donos da vinícola Valparaiso, localizada em Barão, são os únicos brasileiros a participar do encontro de produtores de vinhos fabricados de forma sustentável.
Seis rótulos foram levados por Arnaldo e Naiana para o evento: Naturo Torrontés, Vitale Garganega (brancos), Vitale Rondinella, Vitale Pinot Grigio (rosés) e Naturo Nebbiolo, Vitale Pinot Noir (tintos). Além de participar como expositor, Arnaldo irá palestrar sobre regeneração de solo em uma das marterclasses promovidas durante a feira.
A Valparaiso produz vinhos finos de uvas raras no país e usa o sistema de produção que protege o vinhedo do excesso de umidade e evita o desenvolvimento de doenças fúngicas. A vinificação é livre de intervenções.
A terceira edição da Slow Wine segue até terça-feira (27) e tem como tema a Fertilidade do Solo. São 654 inscritos de países como França, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália e Argentina.