As vinícolas de Flores da Cunha terão espaço de destaque na Fenavindima deste ano. Com abertura marcada para quinta-feira (22), a festa terá como novidade o Empório do Vinho: uma área com loja e bar para atender aos mais de 100 mil visitantes esperados nesta edição.
Serão 90 rótulos de 30 vinícolas à venda em garrafas ou caixas para viagem. Conforme o secretário de Turismo de Flores da Cunha, Tiago Centenaro Mignoni, a comercialização nesse formato não era feita em anos anteriores, e esse era um pedido dos turistas:
— Os visitantes pediam onde comprar para levar para casa.
Os vinhos, espumantes e sucos de uva também poderão ser consumidos no local, podendo ser vendidos em garrafas e taças. Mignoni destaca que, por ser período de safra, a venda na Fenavindima será feita por pessoas ligadas ao evento. Assim, os produtores ficam mais liberados para trabalhar na colheita.
— Em anos anteriores, algumas vinícolas vinham e serviam, mas acabavam vindo poucas — diz.
EXPOSITORES
Além das vinícolas, a Fenavindima terá 50 expositores. O espaço da agricultura familiar terá 14 expositores com compotas, doces, geleias, massas frescas, pães, erva-mate, mel, salames, queijos e cachaças.
A Fenavindima ocorre no Parque da Vindima Eloy Kunz, de 22 de fevereiro a 10 de março de 2024.