A Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (Caaf) deve começar a entregar ainda neste mês alimentos para o Banco de Alimentos e Projeto Mão Amiga, de Caxias, e Sesc, de Lajeado. Os projetos foram aprovados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e assinados pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, na quinta-feira (15), durante passagem pela cidade para a abertura da Festa da Uva.
Serão aproximadamente 79 mil quilos de alimentos distribuídos às entidades beneficiadas — desde hortaliças como abobrinha, agrião e alface, até produtos da agroindústria, como cuca e ovos de galinha. São R$ 325.840,92 em produtos para o Banco de Alimentos e R$ 244.148,50 para aquisição de alimentos ao Sesc Lajeado e ao Mão Amiga. Os investimentos serão enviados pela Conab à Caaf, que repassa aos agricultores cooperados, participantes dos projetos.
Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado Elvino Bohn Gass e irão beneficiar 39 produtores da Caaf.
Mais um projeto para ser aprovado
Conforme o gerente-administrativo da Caaf, Marcos Regelin, há outro projeto encaminhado do Banco de Alimentos que deve ser aprovado e executado ainda neste ano. A garantia, segundo ele, foi dada pelo presidente da Conab, Edegar Pretto.