Projeto antigo, o plano diretor integrado para o Vale dos Vinhedos começará a ganhar forma, de fato, a partir de 2024. Um edital de licitação para contratação da empresa para elaboração deve ser lançado ainda em janeiro pela prefeitura de Bento Gonçalves, que coordena os trabalhos. A previsão é de que o estudo esteja concluído até o final do ano. O plano precisará passar pelas Câmaras de Vereadores dos municípios envolvidos — além de Bento, Garibaldi e Monte Belo do Sul.
Para Ronaldo Zorzi, presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), entidade que lidera o movimento pelo Plan Vale, a licitação representa um importante avanço. O plano irá estabelecer diretrizes construtivas para a área delimitada da Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos. Ele deverá regrar, por exemplo, questões como o tipo e a área física das construções e os locais que podem recebê-las.
— Esse plano vem para dizer o que pode e o que não pode ser feito dentro do Vale dos Vinhedos e, ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento, porque o empreendedor que vem de fora vai chegar e vai saber o que pode fazer dentro no Vale dos Vinhedos, porque hoje é um pouco confuso. Você vem aqui como investidor e talvez queira fazer um projeto e só vai descobrir que não pode executar depois que você deu entrada na prefeitura — diz Ronaldo Zorzi, presidente da Aprovale.
Em 2022, dois grandes empreendimentos manifestaram o desejo de construir no Vale do Vinhedos, mas os negócios foram rejeitados pelo Conselho Distrital da localidade, responsável por analisar projetos na região, porque trariam impactos ambientais e culturais, alterando características da região e influenciando no reconhecimento da Denominação de Origem.
Recursos
O valor total da licitação do Plan Vale é de R$ 1,470 milhão. O Ministério Público do Rio Grande do Sul já garantiu R$ 1 milhão. Os municípios envolvidos irão complementar os valores de acordo com a participação territorial de cada um na área de DO do Vale.
Vinho coletivo em 2024
O avanço nas discussões sobre o plano diretor integrado para o Vale dos Vinhedos é o grande destaque do ano para a Aprovale, o que torna 2023 muito especial, apesar das dificuldades com a safra.
Para 2024, um projeto promete movimentar o roteiro: a elaboração de um vinho coletivo entre 10 vinícolas com denominação de origem.