O dentista caxiense Guilherme Furlan lança na próxima semana uma criação própria: um filtro para refletor odontológico. A invenção surgiu por uma necessidade. Durante um procedimento, teve dificuldade de visualização e pensou em um instrumento que pudesse resolver os efeitos provocados pela iluminação — aceleração do processo de secagem de materiais como a resina.
Começou o projeto em março e, em setembro o produto, batizado de Radiance, estava pronto. Com investimento médio de R$ 50 mil, o equipamento foi patenteado e estará à venda, inicialmente, na Odontosul, onde será lançado na terça-feira (12). A intenção é expandir para outras cidades do Estado e oferecer na internet, em breve.
Alguns colegas próximos já testaram o filtro e aprovaram. A expectativa, segundo Furlan, é vender no primeiro ano 3 mil unidades. O valor é de R$ 650.
— Melhora a visualização, principalmente quando a gente vai fazer a restauração de um dente ou um procedimento de estética. Ajuda muito, sem contar que ele não vai causar um endurecimento da resina — acrescenta.
O filtro foi desenvolvido no formato de viseira com acrílico da cor laranja transparente. O modelo foi criado com base no refletor do próprio consultório, mas ele já está elaborando outro, que deve ser lançado em fevereiro.
— A gente está estudando outros modelos e estamos colocando em pauta a questão do grafeno, que é forte em Caxias. Estamos estudando para usar o grafeno na elaboração — adianta.