O vinho brasileiro terá um importante aporte para sua promoção internacional com a assinatura de um convênio entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na próxima terça-feira (21). O acordo prevê R$ 10 milhões, o maior valor já destinado em 20 anos para o fortalecimento das vinícolas.
Do total, 52% são originários da Apex-Brasil e 48% em contrapartidas do Consevitis-RS e das associadas ao projeto Wines of Brazil. Conforme o gerente de marketing internacional do Consevitis-RS e responsável pelo Wines of Brazil, Rafael Romagna, o valor será usado em ações como participação em eventos, rodadas de negócios e ações de comunicação. Algumas ações estruturantes já estão sendo realizadas já que parte dos recursos é do Consevitis. Os valores da Apex estarão disponíveis a partir de dezembro.
— As vinícolas não conseguem, por exemplo, ir sozinhas às feiras, por isso o recurso é tão importante. Em março, já vamos participar do ProWein Düsseldorf 2024, a maior feira do setor, na Alemanha — adianta Romagna.
As ações para vinhos e espumantes terão como países alvo prioritários China, Estados Unidos, Japão, México, Paraguai, Reino Unido, Rússia, Singapura e Alemanha. Já para o suco de uva, o foco estará no Canadá, China, Estados Unidos, Japão, Paraguai e Portugal. Aliás, uma novidade do convênio é a estratégia exclusiva para a promoção do suco de uva 100% no exterior. Esta categoria será tratada de forma independente, com ações específicas.
A cerimônia de assinatura será às 10h de terça, na Vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira.
ESG
Práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) são destaques do convênio. O acordo prevê capacitações e apoio para obtenção de certificações. A questão é importante, especialmente neste ano em que vinícolas da Serra sofreram denúncias de trabalho análogo à escravidão. A Apex chegou a suspender empresas da região de feiras internacionais em fevereiro, medida revogada em abril.
O acordo deste ano prevê ainda mais qualificação para mulheres para cargos de gestão nas empresas e apoio para vinícolas iniciantes, com ações específicas para promover a inserção de pequenas vinícolas e cooperativas no cenário internacional através de treinamentos e qualificações por meio do MPE (Minha Primeira Exportação).