A partir desta terça-feira (17) até sexta (20), Caxias respira inovação industrial com a 32ª edição da Mercopar. Espaço para amostra de novas tecnologias e geração de negócios, a feira também terá apresentação de importantes pesquisas. Nesta terça, dia da abertura do evento, será lançado o estudo "Fomentando a transformação digital empresarial em pequenas empresas por meio de políticas nacionais: um benchmarking internacional".
Realizado pelo Polo Sebrae em parceria com Núcleo de Engenharia Organizacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), ele mapeou 39 programas de transformação digital no âmbito dos pequenos negócios e coloca o Brasil como o único país entre os 10 analisados com iniciativas que contemplam os três estágios analisados: conscientização, implementação e manutenção. O levantamento incluiu, além de Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Alemanha, Argentina, México, Tunísia e Colômbia.
O estudo, conforme o especialista em competitividade industrial do Sebrae RS, Leonardo Ritta, é o ponto partida para a criação de uma plataforma internacional de contato e de cooperação entre instituições que têm por objetivo auxiliar no aumento de produtividade de pequenas empresas. Os resultados irão contribuir para a formulação de novas políticas e programas voltados para fomentar a inovação e a modernização no universo dos pequenos.
A pesquisa será lançada às 18h nos pavilhões da Festa da Uva.
Treinamento especial
Equipes de varrição da Codeca receberam treinamento especial para a Mercopar. A capacitação foi voltada ao atendimento dos turistas. Além disso, os carrinhos da varrição da área central e dos bairros São Pelegrino, Pio X e Lourdes ganharam um adesivo com QRCode que direciona para o site curtacaxiasdosul.com.br, página com informações sobre a atividade turística da cidade.
Taxistas, motoristas de transporte por aplicativo, atendentes de hotéis, bares, restaurantes e demais serviços do comércio local também foram treinados na semana passada em um curso do Sebrae.