Após dois anos de estudos e desenvolvimento, nasceu em Bento Gonçalves a primeira empresa do Sul do Brasil a produzir tanques de concreto em formato de ovo. A Uovo — não poderia ter nome melhor — chega ao mercado com opções de reservatórios ovais para vinhos tintos com capacidade para 1,2 mil litros e de 1,5 mil litros no formato de esfera.
— Essa prática de tanques de concreto já existe há muito tempo para produzir vinhos mais puros. Ele mantém a temperatura mais estável, não tem tantos picos de calor ou de frio e isso é importante para o processo de fermentação. Ele não afeta o sabor do vinho e tem a questão da porosidade do concreto que permite a micro oxigenação do vinho. E o principal é a durabilidade — destaca Paula Grazia Reginato, diretora da Uovo.
A novidade será apresentado à indústria vinícola em um evento fechado na próxima semana e lançada oficialmente durante a ProWine, entre 3 e 5 de outubro, em São Paulo.
Expertise
O negócio teve investimento de R$ 500 mil. Embora nova no mercado, a Uovo carrega a experiência dos fundadores, já que a família é proprietária da Concresul.
Primeiro vinho
Durante o período de desenvolvimento do projeto, a Vistamontes, de Bento, foi parceira para testes. Um vinho foi, inclusive, elaborado pela vinícola nos tanques da Uovo e será lançado também durante a ProWine. O Merlot safra 2022 ficou armazenado por nove meses nos ovos de concreto. De acordo com o enólogo da empresa, Anderson De Césaro, o concreto trouxe uma mineralidade especial ao vinho.