Até o final do mês, embarca para a França uma máquina de envase de bebidas fabricada por uma empresa de Caxias do Sul. É a primeira exportação da CarbonaTech para a Europa. O equipamento foi desenvolvido em 120 dias e tem capacidade de envase de 4 mil latas por hora. Ela possibilita o envase de cerveja, cold brew (café gelado), vinhos e frisantes. A máquina foi vendida para uma cervejaria da região de Bordéus. O valor é de 85 mil dólares.
— Temos um representante na Europa e a expectativa a partir de janeiro é vender três máquinas por mês — diz Andreus Teles Paz, proprietário da CarbonaTech ao lado do irmão Willian Teles Paz. Os pais deles, Carlos Teles Paz e Nilva Maria Curzel Paz, são donos da Engafbras, também empresa de máquinas de envase, porém, de bebidas sem gás.
A CarbonaTech tem um portfólio de 30 equipamentos e atende no Brasil principalmente cervejarias e empresas de água mineral e de energético. O volume de vendas varia de uma a duas máquinas por mês. A fabricante caxiense já tinha exportado para a Bolívia.