Único produtor da raça sindi do Rio Grande do Sul, Joceley Trevisan, do Rancho Criúva, conquistou quatro prêmios na Expointer nesta quarta-feira (30). Foram títulos de grande campeão e campeão reservado com macho e fêmea. Trevisan levou oito exemplares para a feira em Esteio.
— É uma ótima raça para criar. É um gado rústico, come pouco, tem porte médio — diz.
Esse é o segundo ano em que Trevisan é premiado na Expointer. Ele começou a criar gado em 2020 e ainda tem um rebanho pequeno. São 26 cabeças, mas até o final do ano ele espera chegar a 40. Trevisan está fazendo transferência de embriões e, desse processo, deve nascer oito filhotes.
— O investimento é alto (mais de R$ 3 mil), mas é o único jeito de aumentar o rebanho. Pelo método convencional leva um ano — diz.
A Fazenda das Nogueiras, também em Criúva, venceu em sete categorias, incluindo os grandes prêmios nas raças girolando e gir leiteiro. Participando pela 13ª vez da Expointer, o produtor José Adalmir Ribeiro do Amaral conquistou o bicampeonato com a gir leiteira e o tricampeonato com a girolando.
— Em se tratando de ser uma vitrine do agronegócio, é indispensável participar — destaca Amaral, que mantém um rebanho de 250 cabeças e levou 30 para a feira.
Carlos Barbosa
A Granja do Nini, de Carlos Barbosa, também está entre os vencedores da Expointer. Conquistou o 1º lugar no Concurso Jersey Vaca Adulta com a vaca Mimosa Mason, somando quase 54 quilos de leite em duas ordenhas. O animal tem seis anos e histórico de quatro lactações.
A granja também conquistou o segundo lugar no concurso leiteiro da raça holandês jovem e terceiro lugar na categoria holandês adulto.