Por conta da defesa da tese de doutorado, aprovada no último dia 25 de setembro, a coluna conversou com a psicóloga caxiense Marina Heinen. Ela é uma profissional dedicada à saúde mental com um olhar cuidadoso e profundo sobre as relações familiares e o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes. Formada pela PUC-RS, com direito à Láurea Acadêmica, Marina, filha de Carlos Heinen e Roseli Zurlo Heinen, construiu a carreira como especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência, Psicoterapia e Intervenções Familiares, e Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Atualmente, ela é terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapia Cognitiva.
— As relações são o que há de mais importante na vida. Precisamos de pessoas ao nosso lado, mas daquelas que nos trazem segurança, que compartilham interesses e que nos acolhem nos momentos difíceis — afirma ela, destacando um dos pilares de sua atuação profissional.
A paixão de Marina pela psicologia clínica surgiu ainda na graduação, quando percebeu o impacto que poderia ter na vida das pessoas ao ajudá-las a alcançar uma qualidade emocional satisfatória. A escolha pela abordagem cognitivo-comportamental na infância e adolescência foi natural, dado o seu interesse em promover o bem-estar desde os primeiros anos da criança.
— É uma oportunidade de promover o potencial dos pequenos e o ambiente ao seu redor para um desenvolvimento saudável — ressalta.
Além de sua atuação clínica, Marina também é professora e supervisora, onde encontra satisfação em compartilhar seu conhecimento com novos profissionais, tanto é que para completar o doutorado, realizou uma imersão de pesquisa na University of Queensland, na Austrália.
— Adoro ensinar, transmitir o conteúdo e ver o crescimento dos meus alunos. A formação contínua é essencial em uma área que está em constante transformação — afirma.
Marina também se envolve em ações filantrópicas, como sua participação na Liga Feminina de Combate ao Câncer, na qual foi Glamour Girl Caxias do Sul em 2011 e, desde então, engaja-se com dedicação em promoções e atividades lideradas pelo dedicado elenco de voluntárias da entidade socioassistencial que atende a mais de 300 pacientes mensais.
— Fiz amizades, me emociono e estendo a mão para quem precisa. É gratificante fazer parte dessa causa, especialmente porque minha família sempre me apoiou nessa jornada — conta Marina, ao ratificar o comprometimento de sua mãe, Roseli, como presidente da Liga Feminina entre 2018 e 2021 e vice-presidente nas gestões de 2014 a 2017.
Fora do consultório, a psicóloga encontra momentos de relax na companhia de seus sobrinhos, Gustavo e Theodoro, e de sua cachorrinha Kim.
— Estar em casa é o que me revitaliza, é o meu lugar no mundo — diz Marina, que valoriza seu momento de autocuidado e não abre mão de assistir a séries para estimular o pensamento criativo e cultural.
Ao olhar para o futuro, Marina ainda sonha em construir sua própria família, ao lado do parceiro de vida, Lucas Pergher da Rocha, com quem compartilha os dias há mais de cinco anos.
— O Lucas me ensina a viver o presente de forma leve e feliz — reflete ela, que sabe que a vida é feita de escolhas e momentos. Com uma trajetória marcada pela dedicação e paixão pela Psicologia, deixa evidente que seu próximo sonho é ter filhos e contribuir para o bem-estar daqueles que confiam em seu trabalho.
Com uma carreira de sucesso e reconhecida na área, Marina segue sua missão em colaborar para o desenvolvimento de relações familiares saudáveis e crianças emocionalmente seguras.
— Acredito que a valorização que recebo ao abordar a infância, a parentalidade e a saúde mental é uma das maiores recompensas para minha construção como pessoa e como profissional — finaliza.
Marina por Marina:
- O bom da vida: As relações que construímos com as pessoas que amamos.
- Sonho realizado: Ter meu consultório e ser reconhecida na minha profissão.
- Próximo sonho: A escolha de ter filhos.
- Meu lugar no mundo: Ao lado da minha família.
- Saúde mental é… compreender o próprio funcionamento, reconhecer pontos fortes, identificar fragilidades e desenvolver habilidades necessárias.
- Passaporte para… novos destinos de diversão.