Rúbia De Carli, caxiense, nascida sob a égide do signo de Leão, filha de Ivo Liberal De Carli (in memoriam) e Udete Copini De Carli, sempre teve uma relação profunda com sua cidade. "Foi aqui que busquei e tenho todas as oportunidades de crescimento, que me faz ser quem sou", relembra Rúbia, mãe de Valentina De Carli Boff, 17 anos.
Sua jornada se iniciou trabalhando no varejo e na época, estava prestes a se formar em Radiologia, decidiu seguir seu coração e em 2010, superou a perda do pai, Ivo. "Foi um momento de grande reflexão", conta Rúbia. Então, ela decidiu iniciar a faculdade de Biomedicina. Sua rotina se tornou intensa, dividindo-se entre o trabalho, os estudos e os cuidados da filha. "Precisava administrar meu tempo para associar a agenda dela à minha".
Quatro anos depois, formou-se em Biomedicina pela FSG e, imediatamente, iniciou uma pós-graduação em Estética. "Na época, era imprescindível realizar a especialização para atuar com os procedimentos". No ano seguinte, começou a atuar na área. "Foi então que abri meu próprio consultório", diz sobre o momento decisivo. Nesse período, realizou diversos cursos presenciais de procedimentos de rejuvenescimento minimamente invasivos na face. Em 2018, encantada pela profissão, foi a Londres se especializar.
"Meu trabalho era cada vez mais reconhecido e promissor", analisa. "Esse segmento exige um amplo conhecimento da fisiologia e anatomia da pele, e de maneira segura ofereço resultados aos pacientes que buscam meu atendimento", complementa.
A paixão pela saúde da pele se expandiu para o couro cabeludo, uma área que já explorava. Já, em 2023, deu início a uma certificação internacional de Tricologia pela Associação Internacional de Tricologistas e no último dia 19 de maio, recebeu o diploma durante um importante evento do segmento na América Latina, que ocupou o Gran Estanplaza Berrini Hotel, em São Paulo. "Sou a primeira caxiense a concluir essa etapa de formação, tenho muito orgulho disso”, acrescenta.
Rúbia acredita que o sucesso é alcançado com convicção e preparação constantes. "Se você está certo da sua ideia, se acredita naquilo que faz, tende a ser persuasivo. O conhecimento é fundamental para chegar lá", afirma. Para ela, a fidelidade e segurança da família, bons amigos e a realização contínua são essenciais.
"Tenho alguns hábitos dos quais não abro mão", revela. "Reunir minha família à mesa ao menos por uma refeição diária, dar a devida atenção à minha mãe, e o primeiro do dia: tomar um bom café, ler um artigo e organizar meu trabalho."
Nas horas vagas, Rúbia conta que gosta de ler e atualmente seu livro de cabeceira é "Mulheres que correm com os lobos", de Clarissa Pinkola Estés. "Ela fala sobre a chave da sensação de impotência da mulher moderna e como sua força vital pode ser restaurada", expõe a biomédica. "Amo, também, o contato com a natureza, sempre que posso dou um pulinho para ver o mar", diz. Andar a cavalo é mais um de seus hobbies favoritos. "Isso me traz uma sensação de liberdade e aproveito o momento para desafiar minhas inseguranças."
No que tange o fazer profissional, ela vislumbra o futuro da tricologia cada vez mais integrativo, demandando um amplo conhecimento que considera o corpo como um todo. "Sabemos que o estresse pode desempenhar um papel significativo na queda capilar. Portanto, os tricologistas modernos precisam estar habilitados a realizar um estudo complexo diante desses fatores" e descreve sua relação com os pacientes como uma escuta ativa e comunicação clara. "Sob um olhar atencioso e individualizado, busco a melhora da qualidade de vida daqueles que enfrentam buscam elevar sua autoestima."
Olhando para frente, Rúbia está entusiasmada com as possibilidades. "Penso até ingressar na docência para compartilhar meu conhecimento com novos profissionais. Acredito que minha área de atuação tem muito a crescer e estou animada para fazer parte dessa evolução" e está pronta para o que virá. "O que mais valorizo é a cumplicidade e a confiança que o tempo nos entrega", reflete.
RAIO-X
- Se pudesse viver uma aventura inesquecível seria… velejar por um ano em alto mar, conhecendo praias paradisíacas e diferentes culturas.
- Gostaria de ter sabido antes… o valor dos pequenos momentos juntos ao meu pai.
- Um sonho… envelhecer feliz e com muita saúde em uma casa na praia rodeada das pessoas que amo.
- Meu lugar favorito é… Garopaba e, claro, meu consultório!