Arquiteto, curioso e viajante, Enio Henrique Stumpf, nascido sob a égide do signo de sagitário, é uma figura representativa no setor. Atual presidente da Associação Sala de Arquitetos, Enio é um profissional de vasto repertório e que invariavelmente coleciona elogios por seus projetos. Um dos valores é sua profunda conexão com as origens. Ele sempre desejou ser arquiteto. Desde a tenra infância, demonstrava interesse inspirado pela beleza das construções e pela influência das tradições italianas que permeiam sua vida até os dias de hoje. O filho de Eron Gil Stumpf e Maria Inês Martinotto Stumpf atribui parcela de seu mergulho no universo da arquitetura ao ambiente familiar, no qual a valorização da arte e do design sempre esteve presente.
— Ousar, fazer diferente. Reinventar é um caminho que nós devemos sempre perseguir para que tenhamos, quem sabe, num futuro próximo, um movimento capaz de romper os paradigmas sociais e comerciais atualmente observados — pondera Enio ao descrever o que pensa da cena contemporânea da arquitetura no Brasil — Meu primeiro desenho foi uma casa com uma árvore do lado! Ainda menino, admirava os prédios, imaginando como teria surgido a planta baixa a partir da observação de suas fachadas. Com o tempo, passei a exercitar a criatividade esboçando sobre croquis as intervenções que julgava apropriadas e assim culminou na minha inscrição para o concurso do vestibular. Nunca tive interesse por outro ofício que não fosse o de Arquiteto e Urbanista.
Graduado pela Universidade de Caxias do Sul em 2008, Enio não se acomoda apenas com sua formação acadêmica. Ele se dedica a uma busca contínua por conhecimento e participa de cursos, mentorias e especializações que enriquecem sua prática.
— A verdadeira essência da arquitetura vai além dos diplomas. É encontrada na capacidade de gerir e atender as necessidades dos clientes com excelência — revela o apaixonado marido da pedagoga, Carla Brisotto. Eles que, em outubro, completarão oito anos de casamento — Nossa casa, por exemplo, é um reflexo direto dos valores e dos gostos que desenvolvemos ao longo de duas décadas juntos. Priorizamos o conforto e a autenticidade em cada detalhe. A Carla é a minha maior apoiadora e incentivadora, a quem dedico muito de tudo, quem acompanha nas aventuras que invento e quem me traz paz quando essa faz falta. Nesses 16 anos, já executei projetos aqui na Serra gaúcha, no litoral e em Santa Catarina. Desde 2020, sou associado à Sala de Arquitetos e admiro o empenho em valorizar e enobrecer a profissão. Durante os anos de 2022 e 2023, integrei a diretoria como secretário e, em outubro de 2023, fui eleito presidente para o mandato de dois anos — conta orgulhoso do feito e anuncia que este ano, dará início ao projeto “Viaja Mais Sala de Arquitetos”, com a primeira ação agendada para maio, quando participarão do Casa Cor, em São Paulo. Outras viagens já estão no radar, como a ida ao Salone del Mobile Milano, em 2025.
Ao longo da escalada na carreira, Enio se destaca pelo compromisso com a comunidade e com o meio ambiente. Suas observações inspiram colegas e incentivam a busca por soluções inovadoras e ecologicamente responsáveis. Sua missão é destacar a importância do profissional da Arquitetura como uma ferramenta de poderoso potencial para transformar o contexto social eficaz e sustentável. No que tange à vida pessoal, seu grande sonho é se tornar pai e aumentar a família com Carla, ela que é a sua sintonia no amor.
.
Raio-X
- Um momento que me orgulho: assumir a presidência da Associação Sala de Arquitetos.
- Se pudesse viver uma aventura inesquecível, seria... uma mochila nas costas e desbravar as principais obras arquitetônicas nos cinco continentes habitáveis, registrando todos os ângulos.
- Gostaria de ter sabido antes... que para ser arquiteto é preciso ser empresário e, mais do que criativo, é ser um bom gestor, capaz de administrar um negócio, a carreira e principalmente, gerir pessoas.
- Um desejo: ser pai.
- Um aprendizado valioso: ser feliz no presente.
- Meu lugar preferido em casa: a sala de estar.
Três aspectos que se deve saber antes de se tornar um arquiteto:
- - Bons arquitetos antes de tudo, são bons ouvintes;
- - O papel aceita tudo, mas a realidade é bem diferente;
- - A concorrência profissional existe, porém há clientes para todos. Então, seja amigo dos teus colegas de profissão.