Dona de uma veia comunicativa que pulsa em seu DNA, a relações públicas caxiense Natalia Quadros, filha de Adali Catarina Dal Bó de Quadros (in memoriam) e Carlos Francisco de Quadros, é também uma persona inquieta, criativa e se destaca em posições de liderança. Graças às suas constantes especializações em Marketing e Customer Experience pela ESPM, Comunicação Persuasiva pelo Massachussets Institute of Technology e em Gestão Estratégica pela EADA de Barcelona. Há 15 anos atuando no setor, Natalia é, hoje, Head de Desenvolvimento de Negócios na SAP América Latina, maior empresa de software empresarial do mundo, além de empreender em sua ABM Business Consulting, estrelado apontamento de seu currículo.
— Há dez anos tive a oportunidade de interagir com companhias de visibilidade global em um projeto de viagens para um canal de televisão. Um grande orgulho na minha carreira, a partir daquele momento pude desenvolver relacionamentos internacionais e aprender mais sobre os desafios de grandes marcas e gestão de projetos não somente no Brasil, como também no exterior. Foi uma vivência incrível — conta Natalia ao incentivar a busca por experiências fora da zona de conforto e que agreguem conhecimento empírico.
O aperfeiçoamento em um mercado competitivo como este deve ser constante. Por isso, nossa entrevistada conta ser uma leitora assídua, do início do ano até agora já “devorou” mais de 15 livros e conta que investe no estudo de idiomas, dominando o inglês e espanhol e arriscando o francês.
— Sou apaixonada pelo que faço e acredito que o trabalho deve ser uma plataforma para nossos sonhos e que é fundamental que seja interessante e prazeroso. Tenho sede de conhecimento e aventura. Amo viajar e já conheci 40 países, nos quais aprendi muito sobre novas culturas, criatividade e empatia — estimula ela — Qualificação é parte fundamental da estruturação de uma carreira. Em seminários, eventos ou até mesmo em sessões com a minha equipe de trabalho, busco incentivar a leitura, a capacitação por meio de cursos e especializações — complementa.
Somando confiança e experiência, Natalia é responsável por organizar e sugerir novos caminhos para empresas e profissionais. Tanto é, que ela é o próprio exemplo de que mudanças são parte positiva para o crescimento. Migrou de Caxias do Sul para São Paulo e esse movimento foi uma ruptura necessária. Soma-se aqui maturidade e independência com os olhos no mundo.
— Recebi uma oferta para trabalhar com desenvolvimento de negócios em São Paulo e senti que era o que deveria fazer. Abracei o desafio de começar do zero na megalópole. Foquei minha energia em ampliar a rede de contatos e estar próxima a empresas e pessoas que admiro. Em poucos meses de dedicação constatei excelentes resultados — revela.
Oferecer uma consultoria não é tarefa simples. É preciso conexão e empatia com quem está envolvido no processo. É redescobrir algumas habilidades e pôr em prática sonhos e objetivos, muitas vezes adormecidos pela rotina.
— Vejo que muitas pessoas sabem o que querem para seu futuro, porém nem sempre conhecem o melhor roteiro para se chegar até lá. Ajudá-las a criar planos e executá-los é extremamente gratificante. Para as próximas gerações, o mercado promete cargos com mais flexibilização de local e escopo de atuação, com o apoio da tecnologia, habilidades de organização, relacionamento e criatividade serão as mais valorizadas — discorre, animada, Natalia, empreendedora à frente da ABM Business Consulting focada em oferecer serviços de consultoria para executivos e empreendedores que consideram o networking base para novos caminhos.
Para ela, estar em lugares diversos, conhecendo pessoas e culturas garante que nos tornemos seres mais criativos, humanizados e atuantes.
— Gosto muito de atividades físicas e isso é um hobbie, uma vez que limpa a mente e fortalece nosso corpo. Uma das minhas grandes paixões é o snowboarding, no qual procuro dedicar pelo menos duas semanas ao ano para ter o contato com a modalidade em contato com a natureza — finaliza ao dar a dica para uma trajetória de sucesso: equilíbrio.
Raio-X de Natalia:
- Um lugar e o porquê: Lake Louise, no Canadá. O lugar mais lindo que já tive a oportunidade de conhecer;
- Livro de cabeceira: Roube como um Artista: 10 dicas sobre criatividade, de Austin Kleon;
- Uma palavra-chave: diversão;
- O que é o bom da vida? Viajar e estar próxima de pessoas com alto astral.