Felipe Soares colabora com o colunista João Pulita, titular deste espaço, que está em férias
Italianidade
O vice-Cônsul Honorário Italiano em Caxias do Sul, o empresário florense Gelson Castellan, promoveu, na noite de quinta-feira, a abertura do Festival de Cinema Italiano no Brasil, na Sala de Cinema Ulysses Geremia do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho e, a partir de então, a programação seguirá em exibição com 17 sessões gratuitas até o dia 27.
Na ocasião, Castellan também representou o pensamento do Cônsul Geral, Valerio Caruso, e com a chancela do coordenador da Unidade de Cinema e Vídeo da Secretaria Municipal da Cultura, Gilmar Marcílio, recepcionou os convidados com direito a música ao vivo performada pelo violinista Rodrigo Maciel. Entre as personas que prestigiaram o encontro estavam, o ex-governador do Estado e ex-prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, e sua esposa, Maria Helena Sartori, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, a secretária da Cultura, Aline Zilli, a vice-prefeita, Paula Ioris, o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, Celestino Oscar Loro, a rainha da Festa Nacional da Uva 2022, Pricila Zanol, e representantes de entidades como Associação Vêneta do Rio Grande do Sul, Associação Cultural Miseri Coloni e Circolo Trentino di Caxias do Sul.
O evento se iniciou às 18h com um coquetel assinado pela Escola de Gastronomia da UCS, sob a batuta do chef italiano Franco Gioelli, seguido de protocolo de boas-vindas de Gelson Castellan, da secretária de Cultura e da vice-prefeita. Na mesma noite, foi exibido o filme O Inocente (1976), dirigido por Luchino Visconti.
Em seu pronunciamento, Castellan anunciou outra boa notícia ao sinalizar que o Cônsul Geral estará em Caxias do Sul no dia 12 de dezembro e participará da última reunião-almoço do ano na CIC.