A moda se ressignifica com pessoas que acreditam na transformação que ela proporciona. A fashionista caxiense e sempre antenada nas tendências, Márcia Costa é um exemplo de que quem persiste no verbo e no significado de acreditar sempre alcança seus objetivos. Formada em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, é fundadora da Drops de Menta e atua comunitariamente como diretora de marketing da CIC e como Vice-Presidente do Sindilojas Caxias. A aquariana do dia 25 de janeiro, filha de Maria Nelsi Costa e Antonio Alexandre Costa (in memoriam), sempre foi uma persona determinada tanto é que sua jornada profissional se iniciou quando ela tinha apenas 13 anos de idade, realizando entregas para uma floricultura e, aos 17, abriu sua primeira loja de vestuário. A partir daquele momento, Márcia não parou mais de empreender.
— Algumas pessoas no meu caminho não acreditavam que eu fosse chegar tão longe. O desafio em superar os obstáculos é o que me motiva todos os dias. Para estar no mercado da moda é necessário muito estudo, pesquisa e principalmente respeito ao cliente. Evidenciar a essência de cada um em sua individualidade — conta Márcia, esposa de Adriano Waschow Medeiros e mãe de Matheus Augusto Costa Medeiros, 11 anos.
A festejada empresária já ganhou reconhecimento por meio de diversas deferências que ratificam o esforço de sua trajetória, entre eles: Cliente Oculto, Lojista do Ano Iguatemi, Administradora do Ano, Troféu Mercador, Troféu Ítalo Victor Bersani, Case de Sucesso Afrodite, Mérito Empreendedora, além de seis prêmios a nível nacional em concursos de moda. Em 1996 inaugurou a primeira unidade da Drops de Menta. A marca criou uma identidade própria, evidenciada pelo seu espírito inovador, com nada menos do que um carro Aero-Willis anos 1960 na fachada. Hoje, o empreendimento já contabiliza franquias em Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Farroupilha, Garibaldi, Lajeado, São Leopoldo, Gramado, Araranguá, Balneário Camboriú e em Porto Alegre. Márcia também inaugurou a primeira Flagship Store do Sul do País, com cinco andares dedicados a roupas, home design com móveis e decoração, cafeteria e espaço para eventos.
Sobre a família, nossa entrevistada diz que equilibra muito bem sua agenda pessoal com a profissional.
— A melhor lembrança que trago da infância é ter conquistado uma medalha em um campeonato intermunicipal de vôlei representando minha escola, hoje, Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, com meu técnico, muito exigente, Luiz Felipe Scolari, o Felipão. Fico muito feliz, quando vejo meu filho curtindo cada torneio de tênis em que participa como atleta. Me utilizo da frase máxima do Felipão, que até hoje norteia também meu trabalho: “Se você quer, você pode.” — rememora a mãe coruja do guri que já se revela um talento na modalidade.
Com a perspectiva de uma jovem empresária, Márcia acredita: — A realização profissional está intimamente ligada aos resultados positivos e ao reconhecimento de um trabalho feito com paixão.
Três perguntas para Márcia Costa:
- Livros de cabeceira: Quem Ama Educa, do médico Içami Tiba; e Moda, uma metáfora, da professora Adriana Job Ferreira Conte.
- Um projeto para o futuro: crescer ainda mais como ser humano, compartilhar meu conhecimento e espalhar minha satisfação e realização em empreender com a Drops de Menta.
- Uma mensagem aos leitores: a felicidade não está em ter tudo o que queremos, mas em querer bem aquilo que temos!