A sede do Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais) recebeu no sábado (14/9) a 5ª Conferência Municipal da Juventude de Caxias do Sul. Em período eleitoral, cerca de 160 jovens (parte deles na foto acima) debateram o futuro que desejam para Caxias. O tema da conferência foi Avanços e desafios na construção das políticas para a juventude brasileira. Além dos jovens, participaram representantes da sociedade civil, Câmara, prefeitura e terceiro setor.
Foram retirados encaminhamentos em seis eixos (no quadro abaixo, algumas das demandas listadas pelos jovens). A lista será enviada à prefeitura e candidatos a prefeito e a vereador em Caxias do Sul.
O que querem os jovens
1. Direito à educação, trabalho, renda e cultura. Fomentar na esfera municipal a luta pela revogação do Novo Ensino Médio
2. Direito à saúde e sexualidade, valorização e respeito à diversidade. Articulação com a Secretaria Municipal da Educação para educação sexual, prevenção ao uso de álcool e outras drogas e outras temáticas da saúde mental, abordadas em conjunto com a Secretaria da Saúde. Transformação do Ambulatório Trans em serviço público municipal.
3. Direitos Humanos e direito à participação social. Projeto de incentivo à criação de grêmios estudantis. Criação de um comitê gestor da política pública municipal para as juventudes. Coordenadoria da Juventude com estrutura permanente.
4. Esporte, lazer e tempo livre. Revitalizar, construir e ampliar os espaços de esporte e lazer.
5. Território, mobilidade e meio ambiente. Aumento dos pontos de coleta de resíduos e saneamento básico, com educação ambiental para um ciclo de coleta abrangente. Promover transporte público gratuito à população em fase educacional.
6. Liberdade de manifestação e da expressão juvenil. Incentivar diretórios e entidades estudantis a promover a campanha Te Liga 16, para voto aos 16 anos, com auxílio da prefeitura e levar os cartórios eleitorais para efetuar a documentação.