A segunda-feira 10 de junho de 2024 foi um dia histórico. O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou em Brasília, às 10h38min, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um campus da UFRGS em Caxias do Sul. É uma notícia importante e a ser comemorada pela comunidade regional. Foi o que fizeram em Brasília o deputado estadual Pepe Vargas e a deputada federal Denise Pessôa, ambos do PT, que lideraram a retomada da mobilização por uma universidade federal para a região, no ano passado. O entendimento que está prosperando entre as lideranças da região é de que um campus da UFRGS em Caxias pode ser um embrião para uma universidade federal na Serra Gaúcha, no mesmo formato que há em Santa Maria e Pelotas, por exemplo. A região também está valorizando, neste primeiro momento, a confirmação do campus para Caxias, e o entendimento é de que demais definições não devem entrar em jogo agora.
Por enquanto, o que foi anunciado pelo governo federal é a confirmação do campus da UFRGS para Caxias do Sul, com entrada em funcionamento já em 2025. Não há maior detalhamento.
– O Ministério da Educação agora é quem conduzirá o processo de implantação. O objetivo é iniciar (o funcionamento dos cursos) em 2025 – limitou-se a informar Pepe.
Já Denise confirmou que a decisão sobre o local do campus e quais cursos haverá serão conduzidas pelo MEC, mas que haverá uma “construção coletiva”:
– Nós vamos realizar audiências públicas para ouvir o que a comunidade quer e considera melhor para a região e levar esses apontamentos e sugestões ao governo federal – destaca ela.
A UFRGS, obviamente, também irá opinar a respeito da implantação do campus em Caxias. Como disse Denise, precisará haver uma “construção coletiva” entre governo federal, universidade e comunidade, a ser conduzida com muita habilidade. A questão de “quais cursos haverá” segue sendo vital. O critério que deve guiar todo o debate que vai começar agora sobre a implantação da UFRGS na Serra é sobre o formato e os cursos que mais democratizam o acesso ao ensino superior.
Deputados e ministros comemoram
Assim que tiveram a confirmação da notícia, Pepe e Denise postaram vídeo conjunto em rede social:
– É uma vitória importante. É o ensino superior público federal na nossa região. Nós continuaremos, a partir desse embrião. Nada nasce grande logo de cara. Vai crescendo com o tempo – disse Pepe.
– Agora é discutir e debater com a comunidade quais são os cursos, qual a universidade que a gente vai construir junto. Mas o embrião da UFRGS já é um belo início – frisou Denise.
Na foto, Pepe e Denise comemoram o anúncio do campus da UFRGS ao lado dos ministros da Educação, Camilo Santana, e do Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta.
legenda imagemAnúncio de expansão de universidades federais, com um campus da UFRGS para Caxias do Sul, foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta segunda-feira, em BrasíliaRicardo Stuckert / PR / Divulgação