Horas depois do vídeo gravado e postado pelo prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin (PL), da ligação telefônica que recebeu do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, surgiu outra gravação da conversa, no final da noite de quinta-feira, postada pelo deputado estadual Pepe Vargas (PT). Pimenta telefonou ao prefeito de Farroupilha a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tomou conhecimento de outra postagem de Feltrin na quarta-feira passada (8/5), em que reclamava que os recursos do governo federal não estavam chegando às prefeituras para auxiliar no socorro aos desabrigados.
No caso da postagem feita pelo deputado Pepe, a gravação inclui novos trechos da conversa telefônica entre Feltrin e Pimenta: "Assista ao vídeo sem edição da ligação entre o ministro e o prefeito e tire suas próprias conclusões", escreveu Pepe. Há diálogos que não constam na postagem de Feltrin, ajudando a compreender melhor todo o contexto da conversa, que ganhou repercussão nacional.
A reportagem do Pioneiro reuniu os dois diálogos para mostrar a conversa inteira (abaixo).
A conversa, com mais diálogos
Confira a conversa por telefone entre Fabiano Feltrin e Paulo Pimenta, na quinta-feira, com os novos trechos que são mostrados em gravação posta pelo deputado estadual Pepe Vargas:
Pimenta: "Prefeito, o presidente Lula tomou conhecimento do seu vídeo e pediu para fazer contato com o senhor. Nós não localizamos nenhum plano de trabalho de Farroupilha protocolado até agora. Tem alguma questão que..."
Feltrin: "O senhor tá me ligando pra me xingar ou pra ajudar?"
Pimenta: "Não, prefeito, pra ver se tem tem alguma coisa pendente que nós queremos agilizar para liberar para o senhor. Tem alguma solicitação pendente?"
Feltrin (exaltado): "Pendente?! As coisas estão pendentes em todos os municípios! Precisamos de dinheiro, ministro! Pendente?! Temos que ter dinheiro da Defesa Civil, pra nossa defesa aqui nos municípios. O intuito da sua ligação é pra quê?"
Pimenta: "Tem alguma coisa ainda que o senhor tenha solicitado que ainda não tenha sido aprovado, prefeito? É isso que nós queremos ver. Nós queremos priorizar aquilo que é mais urgente. O senhor tem algum pleito protocolado ou plano de trabalho encaminhado que precise priorizar, prefeito?"
Feltrin: "Eu acho que o senhor, como gaúcho, deveria tá me ligando pra me dar um acolhimento, de dizer que vão disponibilizar recursos pros municípios, é isso que o senhor devia estar fazendo."
Pimenta: "Prefeito, eu quero acelerar, prefeito. Eu quero acelerar a aprovação do que estiver pendente do senhor, prefeito (A tradução mencionada na rede social de Feltrin para essa parte do diálogo é: "Não posso acelerar a aprovação, independente do show, prefeito"). Estou ligando pra me colocar à disposição do senhor."
Feltrin: "Tá bom, então vamos lá, a minha sugestão pra vocês é mandarem recursos da Defesa Civil pros municípios e depois nós fazemos a prestação de contas. Da maneira como está, vai vir 300 mil pra Farroupilha. Só numa contenção que eu tenho que fazer aqui é mais de 10 milhões."
Pimenta: "Prefeito, já tem um decreto aprovado, prefeito, que permite que o senhor possa receber recursos sem o plano de trabalho."
Feltrin: "300 mil, o senhor acha que vou fazer o que aqui?"
Pimenta: "Prefeito, esse valor é só para o senhor usar agora, enquanto o senhor faz o plano de trabalho, prefeito. Isso é para 48 horas, para 72 horas."
A ligação caiu logo na sequência.