O ato de novas filiações do PRD (Partido de Renovação Democrática, fusão do ex-PTB com o Patriota), realizado sábado (26/4), produziu o que se pode chamar de dança das filiações. Foi mais um entre tantos atos partidários, de diversas siglas, com o mesmo objetivo. O momento pós-janela, para vereadores que trocaram de partido sem correr risco de perda do mandato, ainda é de filiações para fortalecimento de legendas, tendo em vista a aproximação da eleição municipal de outubro e a importância da arregimentação de forças. Nessa dança de filiações, os números acabam sendo controversos.
O PRD informou que foram 68 novos filiados no ato de sábado, sendo que 27 estavam no PDT e 11, no Progressistas (PP). O presidente do PDT, Rafael Bueno, discordou do número.
– Pra nós, todos esses não foram pedir desfiliação, 27 eu acho brabo. Foi bem menos do que a metade disso.
Uma fonte do PRD confirma o número de 27 novos filiados que estavam no PDT. Um dos que migrou para o PRD foi o vereador Lucas Diel, que diz ter sido acompanhado por outros pedetistas.
– O número exato eu não tenho, pois as fichas estão com o partido, mas acredito que são quase 30. Mas muitos outros ainda se desfiliarão – promete.
Dados atualizados pelo TSE (o Tribunal Superior Eleitoral) até 1º de abril mostram o PDT como o partido com mais filiações em Caxias no período de janela partidária, iniciado em 6 de março, que também marca o prazo de registro para quem pretende concorrer em outubro. Depois, vinha o MDB com 37 novos registros e o PRD, com 14. Com as 68 novas filiações, o PRD sobe para 82 quadros novos desde 6 de março até agora.
Os 11 que foram do PP ao PRD
Já no Progressistas, o ex-presidente Alexandre Bortoluz diz que o partido contabilizou “mais de 100 filiações” durante a janela partidária e calculou em cinco desfiliações como efeito do episódio que resultou na intervenção estadual na sigla e na confirmação do apoio à aliança de partidos de direita.
As 11 migrações havidas do Progressistas para o PRD têm nome e sobrenome, reunindo, entre outros ex-integrantes da executiva e presidentes de movimentos partidários. No sábado, esse grupo emitiu comunicado confirmando a desfiliação do Progressistas e o ingresso no PRD.
Assinam o comunicado informando a saída do Progressistas e o ingresso no PRD: Marcelo Vanzin (ex-vice-presidente do Progressistas), Diego Primon, Jeane Schulz, Luciano Marinho, Espedito de Lima Abrahão, Espedito de Lima Abrahão Júnior, Franciele Abrahão, Vinicius Capelari Oliveira, Eduardo Guaragni e Igor Ribas Rossetti.
PDT também segue filiando
Já o encontro de mobilização do PDT, realizado em 20 de abril, que confirmou o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho como nome a vice na chapa liderada pela deputada federal Denise Pessôa (PT), contabilizou 42 novas filiações.
Em encontro no sábado passado (27/4), de posse de José de Abreu como presidente estadual do Movimento Sindical do PDT (nota ao lado, acima), o presidente da sigla, Rafael Bueno, diz que houve 14 novos registros.
Em 20/4, o plenário da Câmara esteve cheio, com mais de 200 correligionários, e a programação serviu também para o partido apresentar os 31 pré-candidatos à Câmara. A sigla tem direito a indicar 24. O PDT é o partido com maior número de filiados em Caxias do Sul: são mais de 6,2 mil.