Causou repercussão no ambiente político a sinalização de aproximação entre PT e PDT no rumo da composição de uma frente de centro-esquerda, com indicativo de chapa majoritária à prefeitura de Caxias do Sul, registrada no Mirante desta quinta-feira. Não é um cenário definitivo ainda, mas foi uma primeira movimentação mais consistente, capaz de constituir-se como referência à esquerda em um cenário eleitoral com algum grau de consolidação, que vai além das meras cogitações.
O movimento está para se constituir em um marco dentro da sucessão para a prefeitura. Ele veio com a sinalização explícita de vereadores dos dois partidos, sintetizada em uma foto simbólica (foto acima) do vereador Lucas Caregnato (PT) ao lado de ninguém menos que o presidente do PDT caxiense, Rafael Bueno, cada um com seu filho e sua filha, e referências elogiosas do petista ao ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), nome preferencial que transita nos bastidores para ocupar a vaga de vice-prefeito na chapa encabeçada pela deputada federal Denise Pessôa (PT). A menção à composição dessa possível chapa não mereceu nenhum reparo no dia seguinte quanto a sua inviabilidade, nem de petistas nem de pedetistas.
A sinalização explícita da proximidade entre os dois partidos veio com um recado direto do presidente do PDT caxiense, especialmente ao MDB, parceiro histórico de jornadas eleitorais recentes e exitosas.
– Não vamos esperar março. As conversas estão abertas para as frentes que se apresentam. Não vamos levar bola nas costas – deixou claro Bueno.
Diante de tal manifestação, é inevitável não lembrar do MDB, que protela uma definição eleitoral desde que o ex-prefeito e ex-governador José Ivo Sartori foi convocado por lideranças estaduais e locais a disputar a eleição para prefeito. Essa convocação deu-se no final de outubro, e Sartori segue sem anunciar uma definição. Cauteloso, ao ouvir pela segunda vez o apelo das lideranças de seu partido para ser candidato a prefeito, no Congresso Estadual do MDB, ele limitou-se a dizer:
– Vamos fazer o dever de casa.
Diversas peças do tabuleiro eleitoral caxiense aguardam pela definição de Sartori para fazer seus movimentos. Ficou nítido que o PDT não está disposto a esperar.