O jornalista Henrique Ternus colabora com o colunista Ciro Fabres, titular deste espaço.
Com destaque para o "diálogo com outros partidos" e a garantia de que o partido estará "longe do ódio", o PSB realizou seu encontro em Caxias do Sul no sábado (28) com o objetivo de mobilizar e atrair novos filiados. Nos discursos das lideranças, segundo o presidente municipal, vereador Zé Dambrós (PSB), ficou claro o caminho que os socialistas não irão seguir.
— Mais uma vez, temos a certeza que o diálogo com todos os partidos é o melhor caminho. O PSB de Caxias estará, no ano que vem, longe do ódio, dos intolerantes, dos preconceituosos. Vamos estar do lado daqueles que até podem pensar diferente de nós, mas que tenham diálogo e que queiram construir uma cidade melhor, mesmo com as diferenças, respeitando a todos.
Dambrós afirma que o partido tem a pretensão de eleger, pelo menos, quatro vereadores. Além disso, o PSB deve criar um grupo de trabalho para elaborar o plano de governo "pensando na cidade, no futuro de Caxias". O encontro serviu ainda para homenagear diversos filiados e lideranças.
Caminhos expostos
No encontro do PSB caxiense, ficaram em evidência todas as possibilidades que estão na mesa dos socialistas para as eleições de 2024. Pela esquerda, estiveram presentes a deputada federal Denise Pessôa (PT) e o vereador Renato Oliveira (PCdoB). Do governo municipal, do qual o PSB compõe a base, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) participou no início do encontro, enquanto o vereador Olmir Cadore (PSDB) chegou no final.
Já o MDB foi em peso, no início do evento e antes do Mobiliza 15 (evento estadual do partido que realizou sua edição de Caxias do Sul, também no sábado). A sigla foi representada pelo presidente municipal, deputado estadual Carlos Búrigo, pelo vereador Felipe Gremelmaier e pelo ex-governador José Ivo Sartori.
Quem não participou foi o PDT, que, segundo o presidente municipal do partido, vereador Rafael Bueno, "não foi convidado". Dambrós, entretanto, explica que não foi enviado convite a nenhum partido, e que o evento era aberto para quem quisesse participar.
O encontro, que teve o tema Onde estamos, para onde vamos, contou ainda com as presenças do vice-presidente nacional do partido, ex-deputado federal Beto Albuquerque, do presidente estadual do PSB, Mario Bruck, do deputado estadual Elton Weber, além do ex-deputado estadual Dalciso Oliveira.