O jornalista Henrique Ternus colabora com o colunista Ciro Fabres, titular deste espaço
Com gritos de "gringo, gringo", os emedebistas que participaram da edição de Caxias do Sul do Mobiliza 15 — evento do MDB que percorre o Estado para estimular os filiados, realizado na manhã de sábado (28) — fizeram um apelo para que José Ivo Sartori seja o candidato à prefeitura de Caxias, nas eleições de 2024. O pedido foi endossado pelo presidente estadual do partido, Fábio Branco, pelo vice-governador gaúcho, Gabriel Souza, e pelo presidente municipal do MDB, deputado estadual Carlos Búrigo, que foi claro:
— O MDB de Caxias do Sul terá candidato a prefeito e ele se chama José Ivo Sartori.
Búrigo sugeriu a construção de "unidade" em torno do nome do ex-governador e ex-prefeito caxiense, que ouviu dos presentes novo grito de apoio: "volta, Sartori! Volta, Sartori!". O ex-governador Germano Rigotto, companheiro de partido de Sartori de longa data, também referendou o pedido:
— Sartori, és uma pessoa que já deu muita contribuição em dois mandatos de prefeito. Se colocares teu nome à disposição, recupera a prefeitura — disse Rigotto, que pediu à militância para priorizar a política estadual e municipal do MDB, evitando se dividir em função do cenário político nacional.
Uma candidatura de Sartori é vista como estratégica pelo partido, que prevê a atração aos candidatos emedebistas em outros municípios da Serra, impulsionados pelo ex-governador. O "efeito positivo" que Sartori pode representar para a região foi o discurso dos coordenadores das quatro regiões contempladas pela edição do Mobiliza 15 deste sábado — Ibere Orsi (Campos de Cima da Serra), Jonas Soares (Encosta Superior do Nordeste), Juarez Santinon (Vinhedos) e Simone Bender (Serra) —, que também apoiaram a candidatura do ex-governador.
Sartori mantém cautela
José Ivo Sartori, acompanhado da esposa, ex-deputada estadual Maria Helena Sartori, manteve a postura cautelosa durante discurso. Ele agradeceu pela admiração dos emedebistas e disse que recebe as manifestações "com muito carinho", mas que o partido deve focar na organização e na construção partidária, deixando a definição de nomes somente para o ano que vem.
— Não adianta só buscar pessoas. É preciso construir unidade e um projeto para o município. É preciso manter a humildade, a simplicidade e a responsabilidade. E sempre com o pensamento voltado para o futuro — projetou.
Também estiveram presentes o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, o ex-senador, José Fogaça, o deputado federal Osmar Terra, o ex-vice-governador, José Paulo Cairoli, e o vereador Felipe Gremelmaier.
O que disseram
- Carlos Búrigo, deputado estadual e presidente do MDB de Caxias do Sul: "O MDB de Caxias do Sul terá candidato a prefeito e ele se chama José Ivo Sartori."
- Fábio Branco, prefeito de Rio Grande e presidente estadual do MDB: "O protagonismo eleitoral do partido no município em 2024 é importante para o contexto político. Eu não poderia deixar de pedir ao nosso sempre governador Sartori para liderar esse projeto."
- Gabriel Souza, vice-governador do RS: "Vou lembrar uma frase do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry: 'Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas'. E você, Sartori, és responsável pelo o que o MDB cativou. Com Sartori, o MDB ganhará a prefeitura de Caxias do Sul e de muitas outras cidades da Serra."
- Vilmar Zanchin, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do RS: "A candidatura de Sartori transcende Caxias do Sul e influencia o nosso partido em todo Estado."
- Germano Rigotto, ex-governador: "Sartori, és uma pessoa que já deu muita contribuição em dois mandatos de prefeito. Se colocares teu nome à disposição, recupera a prefeitura."