O jornalista Henrique Ternus colabora com o colunista Ciro Fabres, titular deste espaço
Durante a sessão desta quarta-feira (14) na Câmara de Caxias, o vereador Sandro Fantinel (PL) comentou sobre o caso da palestra do Frei Betto, que mudou de local após abaixo-assinado dos familiares de alunos do Colégio São José. O evento foi organizado pelo Fórum de Entidades e Movimentos Sociais, e estava marcado para ocorrer durante a noite, após o turno escolar e sem participação dos alunos.
Fantinel se colocou ao lado dos pais, afirmando que “escola é lugar dos alunos aprenderem didática”. Apesar de ser contrário à realização do evento no colégio, ele elogiou a ida da palestra para o UCS Teatro, e ainda colocou a Câmara à disposição para qualquer tipo de evento (veja vídeo abaixo).
— Uma escola não é lugar para esse ou aquele gosto, é lugar de aprender, de estudar. Por que a gente vê várias faculdades federais pelo nosso Estado e Brasil afora, escolas todas depredadas, pichadas, com símbolos, infelizmente tristes, de nazismo, de ditadura? A escola é um lugar para criança, para o adolescente aprender as matérias didáticas para que amanhã ou depois possamos ter bons médicos, bons professores, bons engenheiros.
Fantinel também relatou ter um arquivo com vídeos de professores “quase agredindo, gritando e xingando” alunos por pensarem politicamente diferente. Para o vereador, a responsabilidade dos casos de vandalismo nas escolas é do aprendizado político nas instituições.
— Escola não é ambiente para se fazer política. A escola é ambiente para se ensinar matemática, português, geografia, enfim, tudo aquilo que é necessário. Escola é lugar de aprender matérias e não de se aprender política, porque infelizmente é por isso que nós temos escolas depredadas e pichadas por todo o nosso país — encerrou.