Na viagem que fizeram a Brasília nesta segunda e terça-feira (26 e 27/12), em bucas de recursos e do atendimento de demandas do município, o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin (PP), e o vice, Jonas Tomazoni (MDB) foram recebidos também pelo ministro do GSI, o Gabinete de Segurança Institucional do governo federal, general Augusto Heleno. Ele dava expediente na segunda-feira no Planalto. Feltrin descreveu:
– Dando expediente tranquilo e tomando todas as decisões para a posse do novo presidente. Sem interferência das Forças Armadas que, ao contrário do que muita gente pensa, está aí para dar segurança e constitucionalidade para o país. Foi muito gentil e atencioso conosco, explicando todo esse cenário.
Feltrin notou o ambiente diferente em Brasília às vésperas da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na cidade, ainda se respiram os efeitos de uma bomba que por pouco não explodiu na capital federal, o que é traduzido em preocupações com a segurança.
– Mesmo com pouca gente (em Brasília e na sede do poder), o cenário é muito tenso. Os locais ainda estão com manifestações. E, institucionalmente, tudo está sendo preparado para a posse – descreveu o prefeito.