O prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin (PP), e o vice, Jonas Tomazoni (MDB) foram criativos na busca por recursos para o município. Em um período em que as ações administrativas entram em ritmo mais lento por conta das festas de final de ano, eles adotaram como estratégia viajar para Brasília um dia depois do Natal. Estiveram no Palácio do Planalto em pleno dia 26 de dezembro e estenderam a agenda na capital federal até esta terça-feira à tarde, quando retornaram.
– Diferente do que fazem naquele efeito-manada, com marchas de prefeitos, vem todo mundo para cá e fica até com dificuldade de atendimento. Esse é um período que você tem a raspa do tacho (da disponibilidade de recursos), você tem o atendimento diferenciado e (acesso a) aquelas últimas emendas. Algum município pode não ter cadastrado corretamente um projeto. Estamos aqui na busca de todas essas situações – destacou Feltrin.
Prefeito e vice percorreram os Ministérios da Agricultura, da Cidadania, do Turismo, da Economia, do Desenvolvimento Regional, gabinetes de senadores e deputados e foram até a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Secretaria de Governo. Feltrin relaciona os principais resultados da viagem:
– Conseguimos com o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS, via emendas) 500 mil reais para pavimentação urbana. Destravamos diversos projetos e processos que agora poderão ir para licitação. Outros que já tinham licitação, mas os recursos não estavam liberados, conseguimos liberar. Mas, principalmente, na Secretaria do Tesouro Nacional, obtivemos a aprovação de recursos para financiamento de (pavimentação para) comunidades do interior. São mais de 20 comunidades do interior que vão receber asfaltamento em 2023 – informou Feltrin.
O prefeito também destaca a agenda no Ministério do Turismo para terminar a ciclovia até o Santuário de Caravaggio.
– Nós queremos dar um início e fim para terminarmos o trajeto da ciclovia – pontua.
Acesso ao Planalto
Feltrin e Tomazini conseguiram acesso ao Palácio do Planalto por meio da chefe de gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
– É um momento onde não se tem muito acesso (por causa da transição de governo, preparativos para a posse e tentativa de explosão de bomba). Fomos recebidos pelo general (Augusto) Heleno (ministro do Gabinete de Segurança Institucional), fomos na Secretaria de Governo, importante para desburocratizar os processos que envolvem Farroupilha. Saímos daqui muito felizes – resume Feltrin.