O vereador Adriano Bressan (PTB), que preside a Comissão de Educação da Câmara de Caxias do Sul, repercutiu reportagem do Pioneiro sobre a urgência de reformas em escolas estaduais (edição de 16/11). A reportagem dá visibilidade às situações do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, Colégio Imigrante e Escola Estadual Alexandre Zattera, no Desvio Rizzo.
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública Estadual, Lucas Caregnato (PT), pretende “construir uma agenda” da frente com o governador reeleito, Eduardo Leite (PSDB), e pede apoio aos vereadores tucanos.
A situação do Cristóvão é a mais emblemática. No início de sua gestão, o governo de Eduardo Leite, agora reeleito, chegou a ser cruel com a comunidade, que pressionou por melhorias e obteve a alocação de recursos oriundos de um empréstimo do Bird para as obras, orçadas em R$ 28 milhões. Já havia licitação lançada. No início do atual governo, um decreto de contingenciamento de recursos desconsiderou a luta da comunidade. Definiu que não haveria mais verba para investir nesse montante, e o prazo para o empréstimo se perdeu.
Até hoje, a comunidade espera pelas obras. O Cristóvão deveria ter ficha 1 na fila de reformas.
É bom lembrar, Leite tem afirmado que, em seu primeiro governo, "arrumou a casa", uma referência às contas públicas, e que, em sua segunda gestão, vai "arrumar a escola". É acompanhar para ver.