Após ter o pedido barrado pela instalação de uma subcomissão voltada ao tema "Escola Sem Partido" na Comissão de Educação da Câmara de Caxias, Sandro Fantinel (Patriota) voltou a defender a criação de uma comissão especial sobre o assunto na sessão desta terça (24). No plenário, ele reiterou o protocolo pela criação da comissão especial, que deverá passar por votação dos demais vereadores.
O tema já se mostrou uma discussão quase "abstrata" do ponto de vista construtivo, mas certamente subtrai tempo considerável de discussões na Câmara sempre que trazido à tona, lá se foram quase 30 minutos dedicados a isso na sessão ontem. Após declaração de Fantinel, houve resposta da bancada do PT. Ao que indica, foi apenas um ensaio do que está por vir, afinal, a proposição ainda passará por plenário.
Secretária nega apoio
Fantinel relatou na tribuna que se reuniu recentemente com a secretária da Educação, Sandra Negrini, e o presidente do Conselho Municipal de Educação para debater o tema. Segundo ele, a titular da pasta teria concordado com a proposta.
— Fiquei muito feliz porque realmente ficou constatado que o desejo deste vereador é também o desejo da secretária da Educação — disse na sessão.
Ao Mirante, Sandra negou que tenha avalizado a ideia do vereador.
— Na realidade a gente não manifestou apoio à proposta. Mostramos ao vereador que se porventura algum familiar sentir que professor está sendo tendencioso sobre qual partido for, o estatuto é claro: não podemos nos envolver com assuntos partidários em ambiente de trabalho. E existe um conselho escolar que pode ser acionado. Não haveria necessidade de um novo mecanismo e sim fortalecermos e alertarmos para os mecanismos que existem — defende Sandra.