Um encontro de veículos antigos, a tradicional Segunda Clássica, produziu grande aglomeração no estacionamento da prefeitura de Caxias do Sul na segunda-feira à noite. A programação foi autorizada pelo chefe de Gabinete, Cristiano Becker, em conformidade com o que prescreve o decreto em vigor para eventos. Porém, o distanciamento e o uso de máscara foram atropelados, além da aceleração dos carros, que perturbou a vizinhança. Pareceu que a pandemia já é passado, e não é. Longe disso.
— Infelizmente, notificamos os organizadores, e teremos de suspender. Autorizamos e não colocamos fiscalização pela boa-fé — admite Becker.
De 300 a mais de 500 carros
Um dos organizadores da programação, Cleiton Valcarenghi, admitiu que foi perdido o controle sobre os protocolos, pois a participação foi maior do que a esperada: 300 carros no estacionamento, com circulação de mais de 500.
A Segunda Clássica, até antes da pandemia, ocorria toda segunda segunda-feira do mês, reunindo entre 80 a 100 carros. Retornou agora. A programação é feita em parceria com o Banco de Alimentos, tendo sido recolhidos cerca de 300 quilos na segunda-feira.
— Veio muita gente, estava todo mundo eufórico — reconheceu Valcarenghi.