Causou repercussão entre moradores da vizinhança o corte de uma paineira na Rua Garibaldi, entre as ruas José Soares de Oliveira e Flores da Cunha, na manhã desta segunda-feira. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente (Semma), foi pedido do condomínio, na calçada da frente do qual ficava a árvore, em convivência com cinco jacarandás e uma grevílea.
A secretaria relatou como justificativa apresentada no processo que a árvore ficava próxima à entrada da garagem e suas raízes tornavam irregular a pavimentação da calçada e paralelepípedos.
Em um primeiro momento, o pedido foi indeferido pela Semma, mas uma segunda avaliação técnica constatou "sistema radicular muito expansivo", isto é, as raízes ramificadas, inviabilizando o reparo no pavimento e podendo ocasionar risco de queda. O corte foi, então, autorizado. Ainda segundo a Semma a paineira seria árvore que exigiria uma calçada de quatro metros de largura.
O corte não contou com aprovação de alguns moradores. Um deles, Vinícius Santos Rocha, desabafou:
– Moro no Pio X, e os moradores foram surpreendidos com o corte dessa linda paineira que existia há mais de 40 anos na Rua Garibaldi. Foi abaixo pela própria prefeitura. Triste e revoltante.
Outro morador salpicou o tronco cortado com tinta vermelha e colou nele um pequeno bilhete, com a seguinte inscrição. "Sobrevivi por quase 50 anos a tempestades, pragas e poluição. Pena que sobre as minhas raízes, onde tanta gente brincou, um rancoroso tropeçou e a minha vida cortou." (Década de 70 - 7/6/21)
Na Semana do Meio Ambiente
O corte da paineira da Garibaldi ocorre, coincidentemente, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, assinalada de 5 a 9 de junho. Em Caxias do Sul, a programação da semana vai de 2 a 11 de junho.
Caxias do Sul tem um déficit de atenção ao verde. A cobertura vegetal nas ruas é pequena. É uma questão cultural. O corte de árvores deve ser evitado até as últimas consequências. Mas assim não é na cidade.
A Semma informou que será plantada uma árvore nativa próxima de onde ficava a paineira derrubada ontem, como compensação ambiental.