De concreto, os debates da sessão de terça-feira (8/6) da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul em torno das ocorrências de segurança do fim de semana, que culminaram nas mortes de um jovem e de um agente penitenciário na UPA Zona Norte, apontaram para uma reunião nesta quarta-feira (9/6), tendo como pauta central a abordagem das fiscalizações da prefeitura que culminaram na morte de Matheus da Silva dos Santos, 21 anos. Será às 14h, com debate sobre o papel da Guarda Municipal.
Os secretários de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, do Urbanismo, João Uez, de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, além do atual diretor da Guarda, Alex Kulman, foram convidados. Todos eles comandam equipes de fiscalização que atuaram da abordagem. Quem organiza a reunião são as comissões de Direitos Humanos e Cidadania, Legislação Participativa e Comunitária e Segurança Pública e Proteção Social, presididas, respectivamente, pelos vereadores Estela Balardin (PT), Gilfredo de Camillis (PSB) e Alexandre Bortoluz (PP) .
Os detalhes técnicos da abordagem relacionam-se à investigação policial, que está no início. O debate, assim, fica limitado a premissas quanto a ações da Guarda Municipal. Mesmo assim, é importante que se avance em consensos, como o consenso maior, de que operações de fiscalização não podem resultar em morte de jovem, ressalvada apenas a legítima defesa, quando for o caso.
A reunião na Câmara terá transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube do Legislativo, a partir das 14h.