Felicidade não se mede. Mas a revista Bula tenta se aproximar de uma mensuração urbana possível, baseada em indicadores de qualidade de vida, segurança e estabilidade financeira, ao reunir em uma lista o que chamou de "As 20 cidades mais felizes do Brasil". O Rio Grande do Sul contribuiu com apenas uma cidade para a listagem, e ela é da Serra Gaúcha: Carlos Barbosa. O município tem se especializado em liderar ou ser selecionado para rankings que medem desenvolvimento e qualidade de vida.
A Bula não estabeleceu critérios classificatórios, apenas selecionou 20 cidades, sem estabelecer posições entre elas. O critério utilizado foi cruzar os dados de três pesquisas: o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil de 2013, que classifica as cidades brasileiras de acordo com seu IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano; o Altas da Violência 2018, que classifica as cidades mais violentas e pacíficas do país; e uma pesquisa da empresa de consultoria Marcoplan, divulgada em 2017, que elegeu as 100 melhores cidades do Brasil para morar.
A Bula fez outra lista, com 26 cidades, mas selecionando uma por Estado. Para a seleção geral, vale a listagem das 20 mais felizes.
São Paulo lidera em número de cidades na lista das mais felizes da revista Bula. São 11. Santa Catarina vem depois, com quatro: Balneário Camboriú, Brusque, Blumenau e Joaçaba. As outras cinco são do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo.