No investimento anunciado esta semana passada pela prefeitura de Caxias, de uma reformulação completa na rotatória para acesso ao bairro Planalto, pela BR-116, está incluída uma segunda passarela sobre a rodovia. A Família Pedrosa, a Família Pedestre, é defensora de passarelas sobre a BR. Em especial no acesso ao Planalto, já houve mortes por atropelamento, incluindo alunos da Escola Estadual Melvin Jones, que fica perto.
É um cruzamento crítico em ponto de grande circulação de pedestres. Muita gente torce o nariz para passarelas, mas, nestes locais, a estrutura se justifica. Passarela não corta fluxo, como ocorre com lombadas físicas, eletrônicas ou sinaleiras.
A passarela do Planalto será erguida na altura do prolongamento da Rua Giocondo Lazzaretti, junto às paradas de ônibus que existem de um lado e de outro da rodovia. Como o terreno do lado do bairro Planalto é mais alto, será necessária a construção de rampas de acesso em um dos sentidos. A passarela ficará a sete metros de altura sobre a pista, terá três metros de largura e 2,5 de altura interna. A rampa, de 30 metros, terá quatro lances para chegar à altura da passarela. Pela maquete virtual, é possível ver que a passarela será coberta e terá proteção. Os recursos estão incluídos dentro do investimento em toda a reformulação da rótula, de R$ 6 milhões, com financiamento da CAF, a Corporação Andina de Fomento.
Segundo a prefeitura, a licitação é para os próximos dias. A Família Pedrosa vai acompanhar. É um investimento relevante para a proteção ao pedestre em Caxias do Sul.