A presença de uma comitiva caxiense em Brasília para acompanhar a decisão do Superior Tribunal de Justiça, o STJ, sobre o chamado Caso Magnabosco, semana passada, reuniu o prefeito Daniel Guerra e representantes de oposição.
Apesar dos enfrentamentos sistemáticos e contundentes até agora entre governo e oposição, todos conversaram com civilidade em Brasília. Foi quando o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) cunhou uma frase importante para traduzir aquele encontro raro:
— Cordialidade exemplar por Caxias — sentenciou.
Outro representante da oposição, o líder do PMDB na Câmara, vereador Paulo Périco, complementou:
— Todos juntos pela cidade.
Importante convergência naquele momento. Mas que precisa ser estendida para a atuação política em Caxias do Sul. Todos os que estiveram no STJ retornaram à cidade, e as rusgas afloram outra vez. Por aqui, se fala em "mentira" a todo momento, com desembaraço, e o prefeito não atua com cuidado, deixando de fazer reconhecimentos importantes, chamando méritos para si, como se viu no caso do projeto do Executivo de distribuição de uniformes e kits de material escola para alunos da rede pública municipal. Ele disse desconhecer projeto semelhante do vereador Rodrigo Beltrão (PT), que provou que o prefeito conhecia, sim.
Precisa de maturidade política dos representantes para construir um ambiente que facilite o diálogo, a soma de esforços e a busca por soluções de interesse dos caxienses. A cordialidade não pode ficar só em Brasília.
Uez é cético
O assuntou da "cordialidade" voltou ao debate na sessão de quinta-feira da Câmara, trazido pelo vereador Velocino Uez (PDT). Ele concorda que seria importante construir um ambiente político bem melhor na cidade. Mas é bastante cético. Ele lembra, por exemplo, suas participações no Gabinete Itinerante na gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na 3ª Légua, quando participou por ser essa a sua base geográfica e eleitoral. Também lembrou da abertura oficial da colheita da uva, em São Braz, em que também esteve presente.
Nas duas vezes, lamenta Uez, sua presença foi ignorada pelo Executivo.