A magia do álbum de figurinhas, aproveitando a onda da Copa do Mundo, está sendo aproveitada para fortalecer vínculos comunitários importantes. Quem nunca colecionou em algum momento da vida? É tradicional o álbum com jogadores das Seleções. Duas ideias na região estão sendo executadas na prática, mas as figurinhas são de pessoas da comunidade.
Em Arroio do Sal, foi lançado o álbum de figurinhas do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. A iniciativa é um sucesso e está contagiando a cidade. Já na Escola Municipal Luiza Morelli, no bairro Vila Maestra, em Caxias do Sul, está em andamento o projeto Álbum de Figurinhas Copa Luiza Morelli, que envolve os alunos da Educação Infantil até o 5º ano. Confira:
>> Álbum do Municipal, em Arroio do Sal
Em Arroio do Sal, o álbum com figurinhas dos jogadores dos oito times participantes do Campeonato Municipal de Futebol de Campo partiu de uma cogitação sobre a possibilidade de, um dia, ser feito. Foi então que surgiu a pergunta: por que não fazer agora? A prefeitura buscou três parceiros da iniciativa privada para tornar o álbum uma realidade: as empresas Império das Tintas e Resicolor Tintas assumiram os custos de impressão do álbum e das figurinhas. Já a agência Inventar Comunicação criou o álbum e assumiu a produção das fotos. Foram feitos 150 álbuns. São oito equipes na competição, com 18 figurinhas para cada uma — além dos jogadores, tem fotos das musas dos times.
Em 25 de abril, aniversário do município, foi disputada a Taça da Emancipação, com as oito equipes. Foi o dia em que a maioria das fotos foi produzida. As outras foram feitas ou enviadas depois. Depois, foi o trabalho de impressão e distribuição. Ao todo, são 8 mil pacotes, com cinco figurinhas em cada um. Ou seja, 40 mil figurinhas, umas mais difíceis do que as outras. E pronto, o álbum e as figurinhas estão nas ruas. Uma ideia simples, bem executada, que está contagiando a cidade.
— O álbum envolveu as escolas, que estão realizando até sessão de autógrafo com os atletas, e tudo isso criou uma onda de coisas positivas — descreve Aline Valim, jornalista e proprietária da Inventar.
Mateus Martini, 15 anos, da Escola José de Quadros, foi o primeiro a completar o álbum. Como prêmio, levou a bola do campeonato.
>> Álbum da Luiza Morelli, em Caxias do Sul
Em Caxias, na Escola Municipal Luiza Morelli, da Vila Maestra, as fotos são dos estudantes, professores e funcionários. Cada estudante da Educação Infantil até o 5º ano recebeu um álbum e todo dia, ganha um pacote com 10 figurinhas. O material tem espaço para 130 imagens, e mais curiosidades sobre o Mundial.
— As figurinhas trazem um significado afetivo para os estudantes. Eles se veem como parte da escola — diz a coordenadora pedagógica, Suzete Araldi Guerra.
A confecção do álbum e das figurinhas foi um trabalho em mutirão. Foram feitas fotos dos 112 estudantes, mais professores e funcionários, na própria escola. Ao todo, são 130 álbuns e 130 fotos individuais, com 130 cópias de cada uma. O álbum foi confeccionado e impresso na própria escola. Já as fotos foram impressas coloridas em uma gráfica. Os envelopes com as figurinhas são feitos pela equipe de professores. Foi pedida uma contribuição simbólica de R$ 2 por aluno, mais recursos da caixinha dos professores. O custo total foi de R$ 600.
— Todos os dias, antes do recreio, distribuímos os pacotes com as figurinhas. Assim, durante o recreio, os alunos colam as figurinhas em seus álbuns e podem trocar as repetidas com os colegas, gerando um momento de integração muito forte — descreve a diretora, Claudia Luiza de Castilhos Machado.
Ao mesmo tempo, foram formadas quatro equipes por sala de aula, com os países da Copa. Nesta sexta, jogavam Portugal e Senegal.