A Praça das Feiras é um precioso e imprescindível espaço de convivência para a população de Caxias do Sul, cidade tão carente de áreas de lazer e de convívio. A Praça das Feiras, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Feijó Junior, na transição do São Pelegrino para o Rio Branco, veio depois da Praça do Trem.
Feito esse reconhecimento, é preciso registrar que a Praça das Feiras é praticamente toda ela despida de árvores. Algumas poucas existem do lado da Rio Branco A foto ao lado não deixa dúvidas. Atualmente é verão, e, final de semana que passou, quando da realização de mais uma edição da Feira Sem Fronteiras, estava muito calor e sem árvores. As condições para realização de feiras, um dos propósitos da praça, que está em seu nome, ficam bastante prejudicadas em um ambiente sem árvores.
Quando da execução da praça, foi plantada uma fileira de árvores de cada lado, à esquerda da foto, mas elas ainda têm um pequeno porte e demorarão a crescer.
Atenção às árvores em Caxias sempre foi uma lacuna séria da cidade. Como se vê na Praça das Feiras, a cidade precisa pensar mais em manter e conservar as árvores já existentes, que produzem boa sombra.
Aliás
Podas e supressões de árvores foram um dos assuntos dominantes da semana na Câmara. Tramita um projeto para acelerar cortes e remoções de árvores, a partir da solicitação de moradores, e com os devidos laudos técnicos. A proposta é que os proprietários possam custear o serviço, com o valor a ser abatido no IPTU. O projeto é do vereador Adiló Didomenico (PTB).
Coisas estranhas acontecem na praça
Coisas estranhas, ou já nem tão estranhas assim, acontecem na Praça das Feiras. Semana passada, a coluna reportou depoimento do leitor Rubilar Toniazzo, que registrou veículos estacionados sobre a praça no Festival de Churros, realizado no primeiro final de semana do mês. Não pode. Também na Feira sem Fronteiras, a viatura da Guarda Municipal da foto ficou sobre a ciclofaixa. Aliás, as barracas da do evento também estavam sobre a ciclofaixa.
Está difícil introduzir uma cultura de respeito e convivência ao uso da bicicleta em Caxias.