Mesmo em período de Carnaval, os caxienses convivem com alguns assuntos explosivos. Não são poucos: o retorno dos desentendimentos entre taxistas e motoristas do Uber; uma paralisação dos médicos do município, anunciada para hoje, até sexta-feira; a iminência de um movimento de motoristas da Visate, que pedem reajuste salarial, com reflexos no transporte coletivo; e a segurança pública, ainda abalada com o latrocínio de uma servidora pública no bairro Bela Vista há 10 dias. A Câmara também sedia na sexta-feira audiência pública que promete ser explosiva sobre a Reforma da Previdência, outro assunto que cresce na pauta.
São temas importantes e graves por suas consequências, que pegam a administração pública e os representantes políticos um pouco desarmados pela semana curta, pelos pontos facultativos na prefeitura e na Câmara.
Leia mais
Permanência no governo Sartori não é consenso no PDT de Caxias do Sul
Com 60 filiados, Partido Novo será apresentado em Caxias do Sul
Sindicato proíbe médicos de irem a reunião para acordo de salário e jornada com a prefeitura
A maior urgência é a paralisação anunciada pelos médicos já para esta quarta-feira. Pode ter impacto sobre a população, como se viu na eterna greve de 2011. A prefeitura está chamando os médicos concursados para uma reunião às 13h desta quarta-feira, com a participação do Sindiserv, o Sindicato dos Servidores Municipais, e não o Sindicato dos Médicos, para apresentar uma proposta à categoria. Na prática, o Sindicato dos Médicos sempre tomou a iniciativa de representar os médicos, mas a prefeitura se apega a uma decisão da Justiça do Trabalho que reconhece a representação para o Sindiserv.
Se verá nesta quarta-feira, pela extensão da adesão ao movimento, o que vale na prática. O dia é decisivo.
Mirante
Ciro Fabres: semana curta com temas explosivos em Caxias do Sul
Desentendimentos entre taxistas e Uber, paralisação dos médicos, impasse na Visate e segurança pública são temas graves em uma semana de ponto facultativo
Ciro Fabres
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project