O Instituto Hercílio Randon (IHR), que desenvolve pesquisas e atua com inovação alinhada à indústria automotiva, inaugurou uma estrutura dentro do campus-sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O IHR se organiza em três verticais do conhecimento: a de eletrônica embarcada e mobilidade está no Centro Tecnológico Randon (CTR), em Farroupilha; e a parte administrativa do instituto e que pesquisa novos materiais se estabeleceu no terceiro andar do bloco M da UCS, o mesmo do UCS Teatro.
São mais de 30 profissionais que vão poder aproveitar o ecossistema de laboratórios e capital intelectual da universidade. O diretor técnico do IHR, Joel Boaretto, será o entrevistado de segunda-feira do caderno +Serra e do programa Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra e dará mais detalhes do número de projetos e valores já capitaneados, além das aplicações de pesquisas em novos produtos, muitos deles dentro da Randoncorp.
O reitor da UCS, Gelson Rech, destaca os movimentos recentes que a universidade vem fazendo para ampliar a conexão com insitutos, outras universidades, indústrias, startups, entidades de classe, órgãos governamentais, pesquisadores e outros atores.
— No dia 28, mais oito empresas se instalarão no Tecnoucs — adianta o reitor.
Rech ressaltou que a chegada do IHR na UCS coincide com a divulgação da Times Higher Education Rankings (THE) que posicionou a UCS com destaque no ranking dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9, que destaca a inovação e a infraestrutura. A universidade caxiense ficou classificada entre as melhores do mundo na faixa de 201 a 300 do total de 873 universidades que se candidataram.